Crise e Revolução o movimento dos trabalhadores do campo

Autores

  • João Pedro Stédile Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v2i1.9609

Palavras-chave:

Entrevista. Stédile, João Padero. MST. Educação. Políica.

Resumo

Entrevista com o líder do MST, João Pedro Stédile, a partir de roteiro elaborado por Maria de Fátima Pereira, Celi Taffarel, Claudio Lira, Elza Peixoto e Paulino Orso – procurou abranger (1) as origens históricas do MST; (2) os eixos de articulação do movimento; (3) as influências ideológicas a ele subjacentes; (4) as metas históricas e o projeto de sociedade que o conduz; (6) os impactos da crise econômica sobre a organização dos trabalhadores do campo e o MST; (7) a análise conjuntural do movimento dos trabalhadores em geral, incluindo as disputas e as possibilidades de unificação da classe trabalhadora no Brasil e na América Latina; (8) o projeto do MST para a educação dos trabalhadores do campo; (9) os enfrentamentos e as parcerias do MST com/contra o poder público no âmbito da garantia de educação para os trabalhadores do campo hoje; (10) as possibilidades concretas de superação revolucionária do capitalismo e as contribuições do MST no processo de articulação das diferentes frentes e movimentos de luta. O resultado é uma leitura de conjuntura enraizada nos embates diversos enfrentados pelo movimento dos trabalhadores do campo, que expõe seus limites e possibilidades, destacando-se as condições objetivas, as demandas e os desafios que a classe trabalhadora e a esquerda devem superar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Pedro Stédile, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

Graduado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Pós-graduado pela Universidade Nacional Autônoma do México. Fundador e Membro da Direção Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)

Downloads

Publicado

2010-01-17

Como Citar

Stédile, J. P. (2010). Crise e Revolução o movimento dos trabalhadores do campo. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 2(1), 112–127. https://doi.org/10.9771/gmed.v2i1.9609

Edição

Seção

Entrevista