O historiador perante a história oficial

Autores

  • Anita Leocádia Prestes Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v2i1.9607

Palavras-chave:

Historiador. História Oficial. Marxismo. Intelectual orgânico. Sociedade civil.

Resumo

Neste texto, aborda-se a questão de qual deve ser a postura do historiador diante da História Oficial – aquela elaboração histórica que convém aos grupos dominantes na sociedade e que se encontra consagrada e difundida principalmente nos livros escolares e na mídia. Afirma-se que o marxismo é a opção teórica que melhor consegue explicar racionalmente o funcionamento das sociedades humanas, principalmente na época atual. Ressalta-se o papel dos intelectuais – e, em particular, dos historiadores e professores de História – junto aos movimentos populares, mas principalmente nas escolas, nas salas de aula e no trabalho de pesquisa histórica, no sentido de formar jovens questionadores, cidadãos que não aceitem o consenso dominante, que estejam dispostos a se contrapor à hegemonia dos setores dominantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anita Leocádia Prestes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bolsista de Produtividade do CNPq, categoria 1C; doutora pela UFF e professora do Programa de Pós-graduação em História Comparada da UFRJ.

Downloads

Publicado

2010-01-17

Como Citar

Prestes, A. L. (2010). O historiador perante a história oficial. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 2(1), 91–96. https://doi.org/10.9771/gmed.v2i1.9607