A pedagogia socialista e a formação do educador do campo no século XXI: as contribuições da Pedagogia da Terra.

Autores

  • Nair Casagrande Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v2i2.9597

Palavras-chave:

Formação do Educador do Campo – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Via Campesina Brasil - Pedagogia da Terra – Pedagogia Socialista – Processo de Trabalho Pedagógico – Formação Humana Omnilateral

Resumo

O presente estudo se insere na Linha de Pesquisa ‘Trabalho, Movimentos Sociais e Educação’, e no Núcleo TRAMSE, do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS). Tem como foco de interesse ‘A formação de educadores do campo’. O objetivo geral da pesquisa foi analisar o desenvolvimento do currículo do curso de Pedagogia da Terra, realizado pela Via Campesina Brasil, no Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária (ITERRA)/Instituto Josué de Castro (IEJC) no período de 2003 a 2007, em Veranópolis, Rio Grande do Sul, Brasil.

Biografia do Autor

Nair Casagrande, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Desenvolveu atividades de Professora Substituta na Escola de Educação Física da UFRGS por dois semestres letivos. Atualmente é professora Adjunto I da Universidade Federal da Bahia ( UFBA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, formação de professores, movimentos sociais, cultura corporal, prática pedagógica e natação.

Downloads

Publicado

2010-12-19

Como Citar

Casagrande, N. (2010). A pedagogia socialista e a formação do educador do campo no século XXI: as contribuições da Pedagogia da Terra. Germinal: Marxismo E Educação Em Debate, 2(2), 247. https://doi.org/10.9771/gmed.v2i2.9597

Edição

Seção

Teses e Dissertaçoes: Resumos