Divisão da formação em educação física: “crônica de uma morte anunciada”

Autores

  • Giovanni Frizzo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v2i2.9591

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Física, Crise do Capitalismo, Reestruturação Curricular, Educação

Resumo

O objetivo deste artigo é sistematizar o processo de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Física (EF), que promoveu a divisão da formação de professores de EF em Licenciatura e Bacharelado e que, atualmente, vem sendo questionada em diversas Universidades que estão realizando processos de reestruturações curriculares. Partimos de um pressuposto que as mudanças nos currículos de EF são a expressão de um projeto de sociedade que necessita formar um novo modelo de trabalhador para atender as demandas do capital, que passa por um processo de crise estrutural.

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Biografia do Autor

Giovanni Frizzo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor de educação Física da Rede Municipal de Nova Santa Rita-RS. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

2010-05-20

Como Citar

Frizzo, G. (2010). Divisão da formação em educação física: “crônica de uma morte anunciada”. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 2(2), 163–173. https://doi.org/10.9771/gmed.v2i2.9591