Pesquisa, prática pedagógica e projeto histórico

Autores

  • Celi Nelza Zulke Taffarel Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v2i2.9585

Palavras-chave:

Projeto histórico. Projeto Político Pedagógico. Revolução. Educação do Campo.

Resumo

Apresenta-se elementos para a articulação entre pesquisa, prática pedagógica e projeto histórico, buscando nexos entre o trabalho pedagógico e a luta mais geral de superação do modo do capital organizar a vida. O ponto de partida é a conjuntura, real, concreta que demonstra a profunda crise estrutural do capital, que é permanente e que se aprofunda cada vez mais e, o emba   de projetos para a formação dos trabalhadores. O ponto de chegada é a formação de professores no Curso de Licenciatura em Educação do Campo, para responder aos desafios da escola pública, em especial nas classes de 6º a 9º série e no Ensino Médio, a partir de um plano de estudo estruturado na perspectiva do sistema de complexo proposto por Pistrak.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celi Nelza Zulke Taffarel, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Educacao Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1976), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1982) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Pós--Doutorado na Universidade de Oldenburg (Alemanha). Atualmente é professora titular da Universidade Federal da Bahia. Bolsista 1D do CNPq. Diretora da Faculdade de Educação da UFBA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas:Educação do campo, curriculo, formação de professores, bem como, na área de Ciências do Esporte, com atuação nas problematicas significativas da área, a saber: formação de professores, produção do conhecimento cientifico, politicas públicas e trabalho pedagógico.

Downloads

Publicado

2010-12-19

Como Citar

Taffarel, C. N. Z. (2010). Pesquisa, prática pedagógica e projeto histórico. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 2(2), 79–89. https://doi.org/10.9771/gmed.v2i2.9585