Marx. Da teoria da educação à teoria da auto-emancipação do proletariado

Autores

  • Irene Viparelli Universidade de Nápolis - Itália

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v2i2.9584

Palavras-chave:

Educação, auto-educação, auto-emancipação, teoria das tendências.

Resumo

Este texto debate a questão da educação do proletariado a partir de Marx, expressa na terceira tese ad Feuerbach: “o educador tem ele próprio de ser educado”. Situa a problemática, já equacionada na obra a Ideologia Alemã, retomada em outras obras, em relação ao pensamento dos hegelianos de esquerda, de maneira a superar o “entendimento do desenvolvimento da história como resultado da consciência subjetiva e da educação da “Massa” como tarefa revolucionária da filosofia”. Esclarece como Marx estabeleceu os limites da perspectiva idealista e do “velho materialismo”, na concepção da história, educação do proletariado e defesa da auto-educação e emancipação do proletariado. Elabora possíveis contradições entre esta perspectiva e o papel dos comunistas no trabalho de “vanguarda” da educação para a revolução. Conclui a superação da contradição pela teoria das “tendências” do desenvolvimento histórico.

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Biografia do Autor

Irene Viparelli, Universidade de Nápolis - Itália

Universidade de Nápoles, Nápoles – Itália. Membro do Krisis - Grupo de Investigação em Filosofia Contemporânea associado ao Departamento de Filosofia da Universidade de Évora (Portugal). Pós-Doutoranda em Filosofia na Universidade de Évora. Membro do Centro Interdisciplinar de Estudos Políticos e Sociais - NICPRI.UE. Doutora em "Ética e Filosofia Político-Jurídica" pela Universidade de Salerno (Itália) com a tese: Marx e a revolução de 1848. Licenciada em Filosofia na Universidade de Nápoles (Itália) com a tese: O jovem Marx. Do idealismo ao materialismo. 2008-2009: Bolsa de investigação no estrangeiro: École Normale Supérieure de Lettres et Sciences. Humaines – Université de Lyon. Email: viparelli1@interfree.it

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Publicado

2010-12-19

Como Citar

Viparelli, I. (2010). Marx. Da teoria da educação à teoria da auto-emancipação do proletariado. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 2(2), 69–78. https://doi.org/10.9771/gmed.v2i2.9584