Educação e Revolução

Autores

  • Ivo Tonet Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v2i2.9582

Palavras-chave:

trabalho, política, educação, revolução

Resumo

“Os homens fazem a sua própria história, mas não a fazem segundo a sua livre vontade, em circunstâncias escolhidas por eles próprios, mas nas circunstâncias imediatamente encontradas, dadas e transmitidas pelo passado” (K Marx, 2008. P. 207). É em circunstâncias muito precisas que os homens fazem a sua história hoje. E, do ponto de vista dos interesses mais profundos da classe trabalhadora, esse momento se apresenta com um caráter fortemente contra-revolucionário. O resgate sólido da teoria revolucionária, o que implica uma crítica das deformações teóricas e práticas passadas, é condição imprescindível para continuar a sustentar o projeto histórico comunista e, ao mesmo tempo, iluminar os caminhos do futuro. Como a educação pode contribuir para isso? É sobre isso que pretendemos refletir nesse texto.

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Biografia do Autor

Ivo Tonet, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1975), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Atualmente é Professor da Universidade Federal de Alagoas.

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Publicado

2010-11-27

Como Citar

Tonet, I. (2010). Educação e Revolução. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 2(2), 43–53. https://doi.org/10.9771/gmed.v2i2.9582