O MODELO DA COMPETÊNCIA E A EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR: UMA ANÁLISE À LUZ DA ONTOLOGIA MARXIANA.

Autores

  • Aline Soares Nomeriano UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - CAMPUS DE ARAPIRACA

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v6i1.9511

Palavras-chave:

noção de competência, ontologia marxiana, educação do trabalhador, lógica do capital

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar, à luz da ontologia marxiana, a proposta de educação do trabalhador fundada na noção de competência, a partir da formulação teórico-crítica da pesquisadora Marise Ramos. A análise desta problemática, com base nos fundamentos da perspectiva ontológico-marxiana, permitiu constatar que apesar de representar a perspectiva do trabalho, sua elaboração crítica não ultrapassa a lógica do capital. A referida abordagem não apresenta uma crítica radical às atuais relações entre trabalho e educação, não avançando no sentido de apontar reais possibilidades de superação desses problemas fora da esfera do capital. A perspectiva apresentada pela pesquisadora indica o âmbito da política como caminho para a resolução das questões referentes à educação do trabalhador. Ao encarar o fenômeno da noção de competência como problema ético-político, Ramos passa a ter a política como fim, seguindo o mesmo caminho de alguns educadores que articulam educação e cidadania. Articulação essa, que embora pretenda apontar para além do sistema capitalista, não consegue ultrapassar os limites impostos por ele. Para a perspectiva da centralidade ontológica do trabalho, a resolução dos problemas decorrentes da sociabilidade capitalista - entre eles está a relação trabalho e educação - apenas pode ser buscada na base econômica da sociedade, que tem uma determinação ontológica (não mecânica) sobre a política, através da superação da contradição entre capital e trabalho, seguida da própria dissolução do capital.

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Biografia do Autor

Aline Soares Nomeriano, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - CAMPUS DE ARAPIRACA

COLEGIADO DE PEDAGOGIA - EIXO DE EDUCAÇÃO

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Publicado

2014-07-03

Como Citar

Nomeriano, A. S. (2014). O MODELO DA COMPETÊNCIA E A EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR: UMA ANÁLISE À LUZ DA ONTOLOGIA MARXIANA. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 6(1), 277. https://doi.org/10.9771/gmed.v6i1.9511

Edição

Seção

Teses e Dissertaçoes: Resumos