"O NOVO IMPERIALISMO", DE DAVID HARVEY

Autores

  • Carlos Eduardo Rebuá Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF (DOUTORADO)UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO - UNIGRANRIO (DOCENTE)

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v6i1.9510

Palavras-chave:

Imperialismo - EUA - Hegemonia

Resumo

O trabalho em questão corresponde a uma resenha de um dos livros mais importantes do geógrafo estadunidense, David Harvey: "O novo imperialismo", de 2005.

David Harvey, geógrafo estadunidense que se reivindica como um “materialista histórico-geográfico” é um dos maiores nomes da atualidade no que se refere ao estudo do imperialismo, sobretudo o imperialismo dos EUA. Em O novo imperialismo, o autor busca analisar o capitalismo de hoje buscando compreender qual o papel (e os objetivos) de um “novo” imperialismo nas atuais condições econômicas, políticas e sociais. A partir de Hannah Arendt, critica a definição leniniana de imperialismo como última etapa do capitalismo, compreendendo-o como “o primeiro estágio do domínio político da burguesia” (Harvey, 2005, p. 107).

O objetivo principal de Harvey é investigar as forças motrizes das ações dos EUA exercidas nos últimos anos, tendo como referencial de análise dois vetores: a lógica territorial e a lógica capitalista de poder (que não existem sem contradição, ou seja, é extremamente difícil combinar estas duas lógicas). Analisando dialeticamente as duas lógicas, o autor vai defender que embora diferentes e contraditórias, elas se “entrelaçam de formas complexas e por vezes contraditórias” (p. 34) e seus efeitos são distintos em cada lugar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Rebuá Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF (DOUTORADO)UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO - UNIGRANRIO (DOCENTE)

Professor de História e historiador formado pela UFF.Doutorando em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação da UFF (PPGE/UFF).Mestre em Educação pela UERJ (ProPEd).Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação da UFF (NUFIPE).

Downloads

Publicado

2014-07-03

Como Citar

Oliveira, C. E. R. (2014). "O NOVO IMPERIALISMO", DE DAVID HARVEY. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 6(1), 272–276. https://doi.org/10.9771/gmed.v6i1.9510

Edição

Seção

Resenhas