"O NOVO IMPERIALISMO", DE DAVID HARVEY
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v6i1.9510Palavras-chave:
Imperialismo - EUA - HegemoniaResumo
O trabalho em questão corresponde a uma resenha de um dos livros mais importantes do geógrafo estadunidense, David Harvey: "O novo imperialismo", de 2005.
David Harvey, geógrafo estadunidense que se reivindica como um “materialista histórico-geográfico” é um dos maiores nomes da atualidade no que se refere ao estudo do imperialismo, sobretudo o imperialismo dos EUA. Em O novo imperialismo, o autor busca analisar o capitalismo de hoje buscando compreender qual o papel (e os objetivos) de um “novo” imperialismo nas atuais condições econômicas, políticas e sociais. A partir de Hannah Arendt, critica a definição leniniana de imperialismo como última etapa do capitalismo, compreendendo-o como “o primeiro estágio do domínio político da burguesia” (Harvey, 2005, p. 107).
O objetivo principal de Harvey é investigar as forças motrizes das ações dos EUA exercidas nos últimos anos, tendo como referencial de análise dois vetores: a lógica territorial e a lógica capitalista de poder (que não existem sem contradição, ou seja, é extremamente difícil combinar estas duas lógicas). Analisando dialeticamente as duas lógicas, o autor vai defender que embora diferentes e contraditórias, elas se “entrelaçam de formas complexas e por vezes contraditórias” (p. 34) e seus efeitos são distintos em cada lugar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).