Trabalho, alienação e emancipação: a educação em Mészáros

Autores

  • Caio Antunes Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v3i1.9504

Palavras-chave:

István Mészáros, Trabalho, Alienação, Educação, Emancipação.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar a concepção de educação presente no pensamento de István Mészáros a partir das obras A teoria da alienação em Marx (Mészáros, 2006a),  A educação para além do capital (Mészáros, 2005) e O desafio e o fardo do tempo histórico (Mészáros, 2007). Ainda relativamente pouco conhecido da pesquisa educacional brasileira, Mészáros sustenta que, sob o sistema sociometabólico do capital, a educação tem o sentido de internalização dos parâmetros reprodutivos gerais do sistema. Uma contestação à educação, por afetar diretamente os próprios processos de internalização ideológica, representa, portanto, uma profunda contestação à estrutura social em questão. Se as determinações gerais da reprodução da vida afetam profundamente cada esfera da existência humana, uma transformação social radical só pode de fato acontecer com uma efetiva contribuição da educação, entendida em seu sentido mais amplo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Antunes, Unicamp

Licenciado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas.Mestre em Filosofia da Educação, pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2010-10-18

Como Citar

Antunes, C. (2010). Trabalho, alienação e emancipação: a educação em Mészáros. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 3(1), 158. https://doi.org/10.9771/gmed.v3i1.9504

Edição

Seção

Teses e Dissertaçoes: Resumos