Luta de Classes, Educação e Revolução

Autores

  • Newton Duarte UNESP

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v3i1.9499

Resumo

Entrevista concedida a Germinal: Marxismo e educação em debate.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Newton Duarte, UNESP

Nascido na cidade de São Paulo em 1961, graduou-se em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos em 1985 e obteve o grau de Mestre em Educação pela mesma universidade em 1987. Defendeu sua tese de doutorado na Faculdade de Educação da UNICAMP, em 1992. Desde 1988 é docente da UNESP e leciona no campus de Araraquara. Nesta universidade obteve, em 1999, por meio de concurso público, o título de Livre-Docente em psicologia da educação e em 2009, também por meio de concurso público, foi nomeado para o cargo de Professor Titular em Psicologia da Educação. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar de Junho de 1999 a Maio de 2003. De agosto de 2003 a junho de 2004 realizou pós-doutorado na Universidade de Toronto, Canadá, com bolsa da CAPES. Em 2002 criou o grupo de pesquisa Estudos Marxistas em Educação que conta atualmente com pesquisadores de várias universidades brasileiras. Foi coordenador do GT Filosofia da Educação, da ANPED, no biênio 2006-2007. É autor de livros, capítulos de livros e artigos, publicados no Brasil e no exterior. Entre seus trabalhos destacam-se os livros: A Indvidualidade Para-Si (1993), Educação Escolar, Teoria do Cotidiano e a Escola de Vigotski (1996), Vigotski e o Aprender a Aprender: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana (2000); Sociedade do Conhecimento ou Sociedade das Ilusões? (2003); Critical Perspectives on Activity: Explorations across Education, Work and Everyday Life (2006) que é uma coletânea publicada pela editora da Universidade Cambridge, organizada juntamente com Peter Sawchuk e Mohamed Elhammoumi; Arte, Conhecimento e Paixão na Formação Humana: Sete Ensaios de Pedagogia Histórico-Crítica (2010), sendo este último em co-autoria com Sandra Soares Della Fonte. Seus atuais projetos de pesquisa são 1) "O tema da formação humana nas análises realizadas por Lukács e por Vigotski das relações entre o indivíduo e a obra de arte"; 2) "A perspectiva marxista em educação e as pedagogias contemporâneas". É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desde 1993.

Downloads

Publicado

2011-06-05

Como Citar

Duarte, N. (2011). Luta de Classes, Educação e Revolução. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 3(1), 128–138. https://doi.org/10.9771/gmed.v3i1.9499