Educação, luta de classes, revolução. Subjetividade e objetividade no dispositivo teórico de Karl Marx

Autores

  • Irene Viparelli Universidades de Lyon

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v3i1.9496

Palavras-chave:

Educação, luta de classe, revolução, dialética, subjetividade revolucionária.

Resumo

O presente artigo propõe-se indagar a relação entre educação, luta de classe e revolução a partir do Manifesto e dos “textos históricos” de Marx relativos à revolução de 1848. Em uma primeira parte tal confronto se revelerá fecundo por iluminar as características fundamentais do dispositivo teórico marxiano: rejeitando tanto as interpretações “objetivistas” quanto as “subjetivistas”, a teoria da história de Marx resulta ser fundada sobre duas temporalidades, uma linear, a outra cíclica. Estas definem uma relação eminentemente dialética entre objetividade e subjetividade histórica. Na segunda parte o mesmo confronto servirá, ao contrário, para mostrar como Marx “concretamente” se representa o processo pelo qual o proletariado chega a adquirir uma consciência revolucionária madura. Longe de considerá-lo como o “simples” desenvolvimento da consciência de classe proletaria, Marx concebe tal processo muito mais como um percurso complexo, em que estão implicadas todas as classes sociais. Enfim, a última parte é dedicada a mostrar “empiricamente” tal dispositivo teórico em ação: através das análises de Marx sobre o desenvolvimento das lutas de classe na França, se mostrará “praticamente” a absoluta centralidade da dimensão educativa na concepção marxiana da história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irene Viparelli, Universidades de Lyon

Universidade de Nápoles, Nápoles – Itália. Membro do Krisis - Grupo de Investigação em Filosofia Contemporânea associado ao Departamento de Filosofia da Universidade de Évora (Portugal). Pós-Doutoranda em Filosofia na Universidade de Évora. Membro do Centro Interdisciplinar de Estudos Políticos e Sociais - NICPRI.UE. Doutora em "Ética e Filosofia Político-Jurídica" pela Universidade de Salerno (Itália) com a tese: Marx e a revolução de 1848. Licenciada em Filosofia na Universidade de Nápoles (Itália) com a tese: O jovem Marx. Do idealismo ao materialismo. 2008-2009: Bolsa de investigação no estrangeiro: École Normale Supérieure de Lettres et Sciences. Humaines – Université de Lyon.

Downloads

Publicado

2011-03-08

Como Citar

Viparelli, I. (2011). Educação, luta de classes, revolução. Subjetividade e objetividade no dispositivo teórico de Karl Marx. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 3(1), 91–102. https://doi.org/10.9771/gmed.v3i1.9496