Marx e Engels: a importância da leitura dos clássicos na formação do educador

Autores

  • Osmar Martins de Souza FECILCAM
  • Dalva Helena de Medeiros FECILCAM

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v3i1.9495

Palavras-chave:

Marx e Engels, clássicos, formação, educador.

Resumo

O presente texto tem como intento discutir a importância da leitura dos clássicos na formação do educador, dentre estes, Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895), que são considerados os criadores de uma nova forma de compreensão da sociedade e por extensão da educação – o materialismo histórico-dialético. Eles demonstraram a necessidade do entendimento das relações sociais para discussão da educação e para tal, utilizaram algumas categorias fundamentais, como: totalidade, historicidade, práxis. Assim, a pretensão deste trabalho não é esgotar a temática proposta, mas suscitar e fomentar o debate dessa problemática.

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Biografia do Autor

Osmar Martins de Souza, FECILCAM

Professor do Departamento de Ciências Sociais da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão-PR, Graduado em Filosofia, Mestre em Educação e Doutorando em Educação

Dalva Helena de Medeiros, FECILCAM

Graduada em Pedagogia, Mestre em Ciências Ambientais, Doutoranda em Educação e Professora do Departamento de Pedagogia da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM). E-mail: dalva-helena@uol.com.br

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Publicado

2010-10-18

Como Citar

Souza, O. M. de, & Medeiros, D. H. de. (2010). Marx e Engels: a importância da leitura dos clássicos na formação do educador. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 3(1), 82–90. https://doi.org/10.9771/gmed.v3i1.9495