A questão educacional em Marx: alguns apontamentos

Autores

  • João Carlos da Silva UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v3i1.9494

Palavras-chave:

Marx, educação, ensino, alienação sociedade burguesa, ideologia

Resumo

Em Marx, a educação não recebeu um tratamento específico, mas deve ser compreendida no conjunto de sua vasta obra. Veremos que a educação, em Marx, é eminentemente uma ação política, ainda que submetida ao determinante econômico. Este artigo procura apresentar uma visão de conjunto sobre a concepção de educação em Marx a partir de sua crítica a escola burguesa, centrando a discussão a partir do texto Crítica da educação e do ensino. A questão educacional em Marx é considerada a partir de sua produção material, ao expor as conseqüências sociais decorrentes do emprego da maquinaria no processo produtivo. A fragilização física e intelectual do trabalhador frente ao capital, é um dos seus principais efeitos, sobretudo a partir do processo de divisão do trabalho imposto pela grande indústria. A incorporação de mulheres e crianças à produção, a precarização das condições de trabalho, dos salários, causada pela grande oferta de força de trabalho, produziu um quadro de miséria material e moral para os trabalhadores.

Palavras-chave: Marx, educação, ensino, alienação, sociedade burguesa, ideologia

 

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Biografia do Autor

João Carlos da Silva, UNIOESTE

Doutor em História e filosofia da Educação/FE-UNICAMP. Professor no Colegiado do Curso de Pedagogia/UNIOESTE, Cascavel, PR e do Programa de Pós-graduação/Mestrado em Educação da UNIOESTE, campus de Cascavel. Membro do Grupo de pesquisa HISTEDBR/GT-Cascavel. E-mail: jcsilva05@terra.com.br

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Publicado

2010-12-30

Como Citar

Silva, J. C. da. (2010). A questão educacional em Marx: alguns apontamentos. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 3(1), 72–81. https://doi.org/10.9771/gmed.v3i1.9494