Educação, luta de classes e revolução

Autores

  • Edmundo Fernandes Dias Movimentos Sociais

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v3i1.9491

Palavras-chave:

hegemonia, práxis, processo educativo – revolucionário

Resumo

A relação entre educação, luta de classes e revolução é questão do como se dá a construção de sociabilidades e, portanto, como se configura a hegemonia. Todo modo de vida constitui o conjunto da práxis das classes, isto passa pelas lutas que as classes em presença travam. Alguns autores marxistas acentuam a noção de experiência. Essas experiências testadas e re-testadas são o elemento sobre o qual as classes se movem. Portanto, as lutas de classe e a educação necessitam uma da outra. Conhecer o real de cada uma das nossas sociedades é vital para o processo da construção de uma nova sociabilidade. O processo educativo-revolucionário requer de todos aqueles que o pretendem a preparação dos intelectuais, o conhecimento das nossas sociedades. A revolução é, portanto, o clímax desse processo educativo da luta de classes. É o momento em que a hegemonia se realiza. Senão nada passará de um sonho de uma noite de verão!

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Biografia do Autor

Edmundo Fernandes Dias, Movimentos Sociais

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Alagoas (1990), Especialização em Recreação e Lazer e Mestrado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física (1996), e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação, todos na UNICAMP. Atualmente é professor Adjunto "A" na Universidade Estadual de Londrina. Realiza pesquisas no âmbito da contribuição da obra de Marx e Engels para a compreensão das práticas, das políticas e da produção do conhecimento referente aos estudos do lazer no Brasil, com enfoque na categoria modo de produção

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Publicado

2011-05-07

Como Citar

Dias, E. F. (2011). Educação, luta de classes e revolução. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 3(1), 43–49. https://doi.org/10.9771/gmed.v3i1.9491