Onde estão os homens livres?

Autores

  • Francisco Máuri de Carvalho Freitas Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v3i1.9490

Palavras-chave:

Classe operária, educação, reforma, revolução

Resumo

Para o marxismo é fundamental e indispensável começar pelo concreto. Pensar a educação burguesa ou a escola capitalista como vetor hegemonicamente voltado à afirmação da teoria e da prática revolucionárias é pensar de forma infantil a política maior de um país. Ao utilizarmos o marxismo na educação para superar os estreitos limites da educação formal burguesa é preciso trabalhar segundo os interesses da classe operária, fautora da libertação de toda a sociedade. É a revolução e não a crítica o fundamento da transformação social e da reforma pedagógica. Reforma ou Revolução!

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Biografia do Autor

Francisco Máuri de Carvalho Freitas, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutro em Filsofofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

2011-05-07

Como Citar

Freitas, F. M. de C. (2011). Onde estão os homens livres?. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 3(1), 15–42. https://doi.org/10.9771/gmed.v3i1.9490