Escola e luta de classes na concepção marxista de educação

Autores

  • Nereide Saviani Fundação Maurício Grabois

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v3i1.9489

Palavras-chave:

Educação

Resumo

Na concepção marxista, a educação é inerente ao processo de desenvolvimento humano. A escola, por sua vez, surge no contexto das sociedades de classes, como um privilégio da elite. Sua expansão para o povo se dá nos limites da formação de mão de obra e da difusão dos valores dominantes, de acordo com os interesses dos proprietários dos meios de produção. Porém, como espaço de luta de classes, reflete as relações conflituosas entre dominantes e dominados e a luta incessante dos trabalhadores contra a exploração e a opressão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nereide Saviani, Fundação Maurício Grabois

NEREIDE SAVIANI possui graduação em Pedagogia (1972) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP, Mestrado em Educação (Supervisão e Currículo) pela PUC-SP (1981) e doutorado em História e Filosofia da Educação pela PUC-SP, (1993). De 1994 a 2001 atuou como docente-pesquisadora no Programa de Estudos Pós-Graduados em História e Filosofia da Educação (hoje, Educação: História, Política, Sociedade) da PUC-SP. E de 2002 a 2008, no Mestrado Stricto Sensu em Educação da Universidade Católica de Santos. Atualmente é Diretora de Formação da Fundação Maurício Grabois. Tem experiência na área de Educação, com atuação no Ensino Básico (como docente, supervisora pedagógica, integrante de equipes de elaboração curricular e consultora de redes de ensino público). Seus estudos, pesquisas e publicações enfatizam Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular, com destaque para os seguintes temas: fundamentos da educação escolar, currículo e organização do trabalho pedagógico, formação do educador, políticas educacionais. É autora do livro: SABER ESCOLAR, CURRÍCULO E DIDÁTICA: problemas da unidade conteúdo/método no processo pedagógico. 6. ed. revista, Campinas: Autores Associados. 2010. [1. ed. 1994; 2.ed. revista, 1998; 3 ed. revista, 2000; 4. ed. revista e ampliada, 2003; 5. ed. 2006]

Downloads

Publicado

2011-05-19

Como Citar

Saviani, N. (2011). Escola e luta de classes na concepção marxista de educação. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 3(1), 7–14. https://doi.org/10.9771/gmed.v3i1.9489