MARX e ENGELS: CRÍTICA DA EDUCAÇÃO E DO ENSINO

Autores

  • Roger Dangeville

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v3i2.9458

Palavras-chave:

Marxismo e Educação

Resumo

Todos os escritores comunistas e socialistas partiram desta dupla constatação: parece, por um lado, que os fatos retumbantes mais fecundos não produzem resultados brilhantes, e chegam a atingir a trivialidade e, por outro lado, todos os progressos do espírito foram, até aqui, progressos dirigidos contra a massa da humanidade que foi empurrada para uma situação cada vez mais desumana. Eles consideravam portanto, (como Fourier, por exemplo) o progresso como uma frase abstrata, despida de sentido, ou supunham (como Owen, entre outros) que o mundo civilizado sofria de um vício fundamental. A partir desta observação, submeteram as bases materiais da sociedade atual a uma crítica incisiva. A esta crítica comunista correspondeu imediatamente, no domínio prático, o movimento da grande massa, contra a qual se tinha até então desenvolvida a evolução histórica (Marx-Engels. A Santa Família. In: Werke, 2, p.88).

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Publicado

2012-06-22

Como Citar

Dangeville, R. (2012). MARX e ENGELS: CRÍTICA DA EDUCAÇÃO E DO ENSINO. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 3(2), 109–134. https://doi.org/10.9771/gmed.v3i2.9458

Edição

Seção

Clássico/Documentos