MARX e ENGELS: CRÍTICA DA EDUCAÇÃO E DO ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v3i2.9458Palavras-chave:
Marxismo e EducaçãoResumo
Todos os escritores comunistas e socialistas partiram desta dupla constatação: parece, por um lado, que os fatos retumbantes mais fecundos não produzem resultados brilhantes, e chegam a atingir a trivialidade e, por outro lado, todos os progressos do espírito foram, até aqui, progressos dirigidos contra a massa da humanidade que foi empurrada para uma situação cada vez mais desumana. Eles consideravam portanto, (como Fourier, por exemplo) o progresso como uma frase abstrata, despida de sentido, ou supunham (como Owen, entre outros) que o mundo civilizado sofria de um vício fundamental. A partir desta observação, submeteram as bases materiais da sociedade atual a uma crítica incisiva. A esta crítica comunista correspondeu imediatamente, no domínio prático, o movimento da grande massa, contra a qual se tinha até então desenvolvida a evolução histórica (Marx-Engels. A Santa Família. In: Werke, 2, p.88).Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).