Apropriação estratégica e ideológica do fluxo ascendente da mobilidade social na motivação profissional: uma dimensão de cooptação dos trabalhadores.

Autores

  • Rodrigo Moreira Vieira

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v3i2.9455

Palavras-chave:

Mobilidade social, ideologia, motivação profissional, trabalho

Resumo

Neste trabalho procuramos identificar como a questão da mobilidade social – sobretudo a de caráter intrageracional – tem sido permeada e sobrevalorizada em discursos relacionados à motivação profissional representando a posição política e ideológica que a classe dominante defende. Este ato tem constituindo uma estratégia utilizada pelos motivadores profissionais na tentativa de disseminar a ideia de que o trabalho “bem feito”, com “dedicação e entusiasmo” leva, necessariamente, a um suposto sucesso canalizado na ascensão social, além de uma também suposta ascensão moral no sentido de que os indivíduos que alcançam tal posto são tidos como exemplo de postura social. Por fim, tentaremos analisar os limites encontrados no discurso motivacional de ascensão social proposto pela via da mera iniciativa individual, ao mesmo tempo em que analisaremos se é possível provar uma suposta democratização através da mera ascensão em questão.

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Moreira Vieira

Mestre pelo programa de pós-graduação em Ciências Sociais pela Unesp - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - campus de Marília.

Downloads

Publicado

2012-06-22

Como Citar

Vieira, R. M. (2012). Apropriação estratégica e ideológica do fluxo ascendente da mobilidade social na motivação profissional: uma dimensão de cooptação dos trabalhadores. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 3(2), 81–92. https://doi.org/10.9771/gmed.v3i2.9455