A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO DA REORGANIZAÇÃO CAPITALISTA E DAS MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA PÓS 1990

Autores

  • Luciane Francielli Maroneze Universidade Estadual de Maringá
  • Angela Mara de Barros Lara Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v3i2.9453

Palavras-chave:

Mundialização financeira do capital, Precarização do trabalho docente, Políticas educacionais neoliberais, Legislação Educacional pós 1990.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as novas configurações que caracterizam o trabalho docente vinculado à educação básica, tendo como referência, as mudanças desencadeadas com o processo de reorganização capitalista e as novas determinações que incidiram sobre a política educacional brasileira pós 1990, delimitando sua articulação com os novos parâmetros de reestruturação produtiva que emergiram nessa nova fase de mundialização do capital. Com um olhar mais atento as mudanças ocorridas na política educacional brasileira pós 1990, busca-se estabelecer a interlocução com as seguintes fontes: Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), Plano Nacional de Educação (BRASIL, 2001) e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (BRASIL, 1996), com intuito de analisar o que tais documentos orientam sobre o trabalho docente, particularmente, sobre a valorização do estatuto profissional. Neste enfoque evidencia-se, num movimento contraditório, a mediação entre valorização e as complexas relações de precarização deste trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Francielli Maroneze, Universidade Estadual de Maringá

Luciane Francielli Zorzetti Maroneze, assistente social, mestre em educação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM, pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estado, Políticas Educacionais e Infância- GEPPEIN.

Angela Mara de Barros Lara, Universidade Estadual de Maringá

Angela Mara de Barros Lara, Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista – UNESP/Marília; vinculada ao Departamento de Fundamentos da Educação – DFE e do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPE da Universidade Estadual de Maringá – UEM; atuando no mestrado e doutorado; líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estado, Políticas Educacionais e Infância – GEPPEIN.

Downloads

Publicado

2012-06-22

Como Citar

Maroneze, L. F., & de Barros Lara, A. M. (2012). A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO DA REORGANIZAÇÃO CAPITALISTA E DAS MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA PÓS 1990. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 3(2), 58–70. https://doi.org/10.9771/gmed.v3i2.9453