A CLASSE TRABALHADORA, O SURGIMENTO DA CONSCIÊNCIA DE CLASSE E A EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v3i2.9450Palavras-chave:
Classe trabalhadora, consciência de classe, educação, burguesiaResumo
Este artigo trata da sociedade de classe, do surgimento da classe trabalhadora, de seu reconhecimento enquanto tal e da educação. Inicia fazendo uma breve discussão sobre as concepções positivista e materialista histórica dialética de sociedade e, na sequência, aborda os ensaios feitos pela classe trabalhadora em sua longa trajetória até conquistar sua consciência para si. Se, desde a antiguidade vivemos numa sociedade de classes, não é desse período a consciência de pertencimento dos trabalhadores a uma classe e, muito menos, por uma ação pautada e consequente com este pertencimento. Essa conquista passa por diversos momentos e lutas, quer seja contra a nobreza e a aristocracia ou contra a burguesia, com quem ombreou muitas lutas para destronar as forças do Antigo Regime. Contudo, nessas lutas a classe trabalhadora também foi percebendo que se a burguesia, em diversos momentos, mostrou-se interessada em fazer alianças circunstanciais para a conquista do poder, ela definitivamente não tinha nenhum interesse em dividi-lo. Com isso, nas sucessivas lutas e traições da burguesia, a classe trabalhadora foi aprendendo não só a não acreditar nas promessas e ilusões de seus antigos “companheiros”, mas também reivindicar para si o direito de dar a direção de suas vidas e de “seu destino”.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).