A CLASSE TRABALHADORA, O SURGIMENTO DA CONSCIÊNCIA DE CLASSE E A EDUCAÇÃO

Autores

  • Paulino José Orso Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v3i2.9450

Palavras-chave:

Classe trabalhadora, consciência de classe, educação, burguesia

Resumo

Este artigo trata da sociedade de classe, do surgimento da classe trabalhadora, de seu reconhecimento enquanto tal e da educação. Inicia fazendo uma breve discussão sobre as concepções positivista e materialista histórica dialética de sociedade e, na sequência, aborda os ensaios feitos pela classe trabalhadora em sua longa trajetória até conquistar sua consciência para si. Se, desde a antiguidade vivemos numa sociedade de classes, não é desse período a consciência de pertencimento dos trabalhadores a uma classe e, muito menos, por uma ação pautada e consequente com este pertencimento. Essa conquista passa por diversos momentos e lutas, quer seja contra a nobreza e a aristocracia ou contra a burguesia, com quem ombreou muitas lutas para destronar as forças do Antigo Regime. Contudo, nessas lutas a classe trabalhadora também foi percebendo que se a burguesia, em diversos momentos, mostrou-se interessada em fazer alianças circunstanciais para a conquista do poder, ela definitivamente não tinha nenhum interesse em dividi-lo. Com isso, nas sucessivas lutas e traições da burguesia, a classe trabalhadora foi aprendendo não só a não acreditar nas promessas e ilusões de seus antigos “companheiros”, mas também reivindicar para si o direito de dar a direção de suas vidas e de “seu destino”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulino José Orso, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

PhD in History and Philosophy from the Unicamp, professor of the Pedagogy Course and Master Course in Education at the Unioeste, coordinator of Grupo de Pesquisa em História, Sociedade e Educação no Brasil – GT da Região Oeste do Paraná – HISTEDOPR.

Downloads

Publicado

2012-06-22

Como Citar

Orso, P. J. (2012). A CLASSE TRABALHADORA, O SURGIMENTO DA CONSCIÊNCIA DE CLASSE E A EDUCAÇÃO. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 3(2), 26–35. https://doi.org/10.9771/gmed.v3i2.9450