HISTÓRIA, TRABALHO E EDUCAÇÃO NO BRASIL: OS PRIMÓRDIOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Manoel Nelito Nascimento HISTEDBR UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v3i2.9449

Palavras-chave:

História da educação, Trabalho, Educação, Educação profissional.

Resumo

O artigo pretende discutir o processo de qualificação da força de trabalho tendo como referência as transformações das relações de produção na fase da transição da produção manufatureira para a industrial, nas últimas décadas do século XIX e nas iniciais do século XX, no processo concomitante de extinção do trabalho escravo, introdução e consolidação do trabalho assalariado. Nesse contexto, a educação cumpria o papel estratégico de formadora do novo trabalhador, para atendimento às demandas por escolarização e formação da força de trabalho para o emergente sistema produtivo brasileiro. Essas transformações nas formas de organização da produção e no trabalho engendraram novos processos educativos, que mudam à medida que o capitalismo avança, alterando as relações de produção e ampliando a divisão do trabalho.

Biografia do Autor

Manoel Nelito Nascimento, HISTEDBR UNICAMP

Doutor em Filosofia e História da Educação

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Publicado

2012-06-22

Como Citar

Nascimento, M. N. (2012). HISTÓRIA, TRABALHO E EDUCAÇÃO NO BRASIL: OS PRIMÓRDIOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Germinal: Marxismo E Educação Em Debate, 3(2), 15–25. https://doi.org/10.9771/gmed.v3i2.9449