A CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DO PROCESSO DE TRABALHO DOCENTE

Autores

  • Samira Saad Pulcherio LANCILLOTTI Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v4i2.9397

Palavras-chave:

História da Educação, Trabalho, Processo de Trabalho, Trabalho Docente

Resumo

O presente estudo tem por objeto a análise da constituição histórica do processo de trabalho docente, desde a transição do feudalismo para o capitalismo, até a contemporaneidade. O objetivo principal é apreender os impactos das transformações materiais da sociedade sobre o processo e a natureza do trabalho docente. As fontes da pesquisa são algumas das propostas educacionais mais desenvolvidas de cada tempo histórico, expressas em obras clássicas, e na produção historiográfica da área. Também são tomados para estudo textos clássicos da economia política e da administração científica. O referencial teórico metodológico é a ciência da história tal como concebida por Marx e Engels, a discussão assenta-se na teorização marxiana e marxista acerca da categoria trabalho. O trabalho está estruturado em cinco capítulos e considerações finais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samira Saad Pulcherio LANCILLOTTI, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Pesquisadora e professora titular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, com atuação no Mestrado em Educação/Paranaíba. Tese produzida sob a orientação do Professor Dr. Jose Luis Sanfelice.

Downloads

Publicado

2013-07-09

Como Citar

LANCILLOTTI, S. S. P. (2013). A CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DO PROCESSO DE TRABALHO DOCENTE. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 4(2), 181. https://doi.org/10.9771/gmed.v4i2.9397