MARXISMO E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A HISTORIOGRAFIA EDUCACIONAL BRASILEIRA RECENTE.

Autores

  • José Claudinei Lombardi Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v4i2.9396

Palavras-chave:

Marxismo, educação, história da educação, historiografia educacional brasileira

Resumo

A presente tese em Educação, que leva por título MARXISMO E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: algumas reflexões sobre a historiografia educacional brasileira recente, tem por objetivo discutir uma temática que, partindo de posicionamentos expressos na historiografia educacional brasileira - quanto à necessidade de busca de “novos problemas” para a pesquisa educacional, “novos objetos” de análise, “novos métodos” de conhecimento e de “novas fontes” para a pesquisa histórica - recoloca na ordem-do-dia o debate teórico-metodológico da Ciência da História e, no interior desse, da atualidade da Concepção Materialista Dialética da História. Para atingir tal objetivo o autor estruturou o trabalho em cinco capítulos articulados: 1. HISTORIOGRAFIA EDUCACIONAL BRASILEIRA: busca de novas abordagens teórico-metodológicas ou opção pela pós-modernidade?; 2. HISTORIOGRAFIA E CONTEMPORANEIDADE: da decretação da pós-modernidade à morte do marxismo; 3. CRISE DO MUNDO SOCIALISTA: morte ou renovação / reconstrução; 4. DA CRISE SOCIALISTA À MORTE DO MARXISMO: do debate recente às velhas questões; 5. APONTAMENTOS DE ALGUMAS QUESTÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA CONCEPÇÃO MATERIALISTA DIALÉTICA DA HISTÓRIA. Reconhecendo a necessária abertura da pesquisa histórico­educacional para novas temáticas e novos problemas, mas contrapondo-se às “novas” abordagens da historiografia educacional brasileira, identificadas com o movimento pós-modernista e seus pressupostos irracionalistas, subjetivistas céticos e anti-historicistas, o autor defende o ponto de vista que o marxismo continua a se constituir numa concepção atual, viva e revolucionária e, por isso mesmo, em alternativa viável para o fazer científico do historiador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Claudinei Lombardi, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Educação, Área de Concentração: Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas e livre-docente em História da Educação na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor livre-docente da Universidade Estadual de Campinas. Tese produzida sob a orientação do Professor Dr. Dermeval Saviani.

Downloads

Publicado

2013-07-09

Como Citar

Lombardi, J. C. (2013). MARXISMO E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A HISTORIOGRAFIA EDUCACIONAL BRASILEIRA RECENTE. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 4(2), 180. https://doi.org/10.9771/gmed.v4i2.9396