MARXISMO E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A HISTORIOGRAFIA EDUCACIONAL BRASILEIRA RECENTE.
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v4i2.9396Palavras-chave:
Marxismo, educação, história da educação, historiografia educacional brasileiraResumo
A presente tese em Educação, que leva por título MARXISMO E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: algumas reflexões sobre a historiografia educacional brasileira recente, tem por objetivo discutir uma temática que, partindo de posicionamentos expressos na historiografia educacional brasileira - quanto à necessidade de busca de “novos problemas” para a pesquisa educacional, “novos objetos” de análise, “novos métodos” de conhecimento e de “novas fontes” para a pesquisa histórica - recoloca na ordem-do-dia o debate teórico-metodológico da Ciência da História e, no interior desse, da atualidade da Concepção Materialista Dialética da História. Para atingir tal objetivo o autor estruturou o trabalho em cinco capítulos articulados: 1. HISTORIOGRAFIA EDUCACIONAL BRASILEIRA: busca de novas abordagens teórico-metodológicas ou opção pela pós-modernidade?; 2. HISTORIOGRAFIA E CONTEMPORANEIDADE: da decretação da pós-modernidade à morte do marxismo; 3. CRISE DO MUNDO SOCIALISTA: morte ou renovação / reconstrução; 4. DA CRISE SOCIALISTA À MORTE DO MARXISMO: do debate recente às velhas questões; 5. APONTAMENTOS DE ALGUMAS QUESTÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA CONCEPÇÃO MATERIALISTA DIALÉTICA DA HISTÓRIA. Reconhecendo a necessária abertura da pesquisa históricoeducacional para novas temáticas e novos problemas, mas contrapondo-se às “novas” abordagens da historiografia educacional brasileira, identificadas com o movimento pós-modernista e seus pressupostos irracionalistas, subjetivistas céticos e anti-historicistas, o autor defende o ponto de vista que o marxismo continua a se constituir numa concepção atual, viva e revolucionária e, por isso mesmo, em alternativa viável para o fazer científico do historiador.Downloads
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