REFLEXÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DO MOVIMENTO DOS EDUCADORES NA SOCIEDADE DE CLASSES

Autores

  • Slvia Alves dos Santos Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v4i2.9387

Palavras-chave:

Educação, participação política, educadores, sociedade

Resumo

Este artigo trata de uma reflexão sobre a participação política do movimento dos educadores no Brasil a partir das mobilizações pela redemocratização do país. Inicia fazendo uma breve discussão sobre as relações entre Estado e sociedade e a importância da participação política dos sujeitos na construção de outra sociedade mais justa e igualitária. Essa luta sempre esteve balizada pelos interesses antagônicos das classes em disputas por projetos políticos no país. Tais conflitos, acirrados pelas crises cíclicas do capital que se reestrutura de tempos em tempos, mostram-nos o desafio em construir mecanismos de contra-hegemonia que possam consolidar-se em ações de enfrentamentos às injustiças sociais que assolam os direitos da classe trabalhadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Slvia Alves dos Santos, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Professora na Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus Cornélio Procópio. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos – Apoio Fundação Araucária. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Estudos Marxistas (GEPEM) na Universidade Estadual do Norte do Paraná – campus Cornélio Procópio. Foi coordenadora Estadual da Anfope - Paraná e vice-coordenadora na região sul do Brasil (gestão 2010-2012).

Downloads

Publicado

2013-07-09

Como Citar

Santos, S. A. dos. (2013). REFLEXÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DO MOVIMENTO DOS EDUCADORES NA SOCIEDADE DE CLASSES. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 4(2), 81–89. https://doi.org/10.9771/gmed.v4i2.9387