EDUCAÇÃO, HISTÓRIA, POSSIBILIDADES E OS LIMITES

Autores

  • Paulino José Orso Universidade Estadual do Oeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v4i2.9384

Palavras-chave:

Educação, história, Comuna de Paris, possibilidade e limites

Resumo

Tomando como referência a história e educação, Paulino José Orso, seu artigo denominado “Educação, história, possibilidades e limites”, analisa as possibilidades e os limites da educação. Para isso, por um lado, percorre a educação ao longo da história e verifica as mudanças pelas quais foi ela passando ao longo dos diversos períodos históricos, em função das transformações ocorridas nas forças produtivas materiais da sociedade. Por outro, a partir do significado da Comuma de Paris de 1871, procura extrair as lições para pensar a educação. Com base nisso, tendo presente a sociedade concreta, permeada por antagonismos e contradições, marcada pelas classes sociais, procura depreender as possibilidades e os limites da educação na atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulino José Orso, Universidade Estadual do Oeste da Bahia

Doutor em História e Filosofia da Educação pela Unicamp, docente do Curso de Pedagogia e do Mestrado em Educação da Unioeste, Campus de Cascavel e líder do Grupo de Pesquisa em História, Sociedade e Educação no Brasil – GT da Região Oeste do Paraná – HISTEDOPR.

Downloads

Publicado

2013-07-09

Como Citar

Orso, P. J. (2013). EDUCAÇÃO, HISTÓRIA, POSSIBILIDADES E OS LIMITES. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 4(2), 46–57. https://doi.org/10.9771/gmed.v4i2.9384