Ideologia e educação: a lógica reprodutiva do capital
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v17i1.65653Palavras-chave:
Capital, Educação, Ideologia, ReproduçãoResumo
O presente artigo tem como objetivo explicitar como o fenômeno ideológico interfere na formação da classe trabalhadora e como a educação é moldada historicamente para atender a lógica reprodutiva do capital, visto que a educação está sujeita a atender os interesses do mercado capitalista, formando trabalhadores para vender tão somente a sua força de trabalho realizar para trabalho manual. Assim sendo, a problemática que norteia este texto é: como a educação como um complexo ideológico contribui para a reprodução da lógica do capital? Os procedimentos metodológicos que nortearam este trabalho é de cunho bibliográfico, com uma abordagem qualitativa, fazendo uso de aportes teóricos como: Lukács (2018), Vaisman (2010), Silva (2012), Pinto (2013), dentre outros.
Downloads
Referências
ANTUNES. R.; PINTO, G. A. A fábrica da educação: da especialização taylorista à flexibilização toyotista. São Paulo: Cortez, 2018.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
KUENZER, A. Z. Trabalho e escola: a aprendizagem flexibilizada. In: XI ANPED SUL: Reunião Científica Regional da ANPED, Curitiba: Universidade Federal do Paraná.
LESSA, S. Para compreender a Ontologia de Lukács. São Paulo: Instituto Lukács, 4 ed., 2015, p. 159.
LIMA, M. F.; JIMENEZ, S. V. O complexo da educação em Lukács: Uma análise à luz das categorias trabalho e reprodução social. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 02, 2011, p. 73-94.
LUKÁCS, G. Para a Ontologia do ser social. Tradução: LESSA, S.; ANDRADE, M. Maceió: Coletivo Veredas, v. 14, 2018.
MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia Alemã. Tradução: Luis Claudio de Castro e Costa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
MÉSZÁROS, I. Filosofia, ideologia e ciência social. Tradução: VAISMAN, E. São Paulo: Boitempo, 2008.
PINTO, G. A. A organização do trabalho no século XX: Taylorismo, Fordismo e Toyotismo. 3. ed. São Paulo; Expressão Popular, 2013.
ROSSI, R. Educação e Ideologia: Uma análise ontológica. Revista Filosofia e Educação, São Paulo, p. 168-193. 2016.
SILVA, R. C. Ideologia e educação na crise do capitalismo contemporâneo. 2012. Orientador(a): Maria Edna de Lima Bertoldo. Grau (dissertação de Mestrado) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.
VAISMAN, E. A ideologia e sua determinação ontológica. Verinotio revista on-line, n. 12, 2010, p. 40-64. Disponível em: https://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/100. Acesso em: 24 de Jun. de 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).