Ideologia e educação: a lógica reprodutiva do capital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v17i1.65653

Palavras-chave:

Capital, Educação, Ideologia, Reprodução

Resumo

O presente artigo tem como objetivo explicitar como o fenômeno ideológico interfere na formação da classe trabalhadora e como a educação é moldada historicamente para atender a lógica reprodutiva do capital, visto que a educação está sujeita a atender os interesses do mercado capitalista, formando trabalhadores para vender tão somente a sua força de trabalho realizar para trabalho manual. Assim sendo, a problemática que norteia este texto é: como a educação como um complexo ideológico contribui para a reprodução da lógica do capital? Os procedimentos metodológicos que nortearam este trabalho é de cunho bibliográfico, com uma abordagem qualitativa, fazendo uso de aportes teóricos como: Lukács (2018), Vaisman (2010), Silva (2012), Pinto (2013), dentre outros. 

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Biografia do Autor

Tacielly Nascimento Bispo, Universidade Estadual de Alagoas (Uneal)

Graduanda em Pedagogia (UNEAL), bolsista do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/FAPEAL pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e integrante do Grupo de pesquisa Educação, Práxis e Ontologia Marxiana (Epom/Uneal). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4857635737209020. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0889-7265. E-mail: tacielly.bispo.2021@alunos.uneal.edu.br

Samily Islane da Silva, Universidade Estadual de Alagoas (Uneal)

Graduanda em Pedagogia (Uneal), bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e integrante do Grupo de pesquisa Educação, Práxis e Ontologia Marxiana (Epom/Uneal). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1264870393977516. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1479-0379. E-mail: samily.silva.2021@alunos.uneal.edu.br.

Renalvo Cavalcante Silva, Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) - campus Arapiraca

Doutor em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), mestre em Educação (Ufal), graduado em Pedagogia (Uneal). Professor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) – campus Arapiraca, Pedagogo no Instituto Federal de Alagoas Ifal (Campus Arapiraca). Coordenador do Grupo de pesquisa Educação, Práxis e Ontologia Marxiana (Epom/Uneal). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5500777361653380. Orcid: http://orcid.org/0000-0003-0869-6324. E-mail: renalvo.silva@uneal.edu.br.

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Publicado

2025-05-31

Como Citar

Bispo, T. N. ., Silva, S. I. da, & Cavalcante Silva, R. . (2025). Ideologia e educação: a lógica reprodutiva do capital . Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 17(1), 17–33. https://doi.org/10.9771/gmed.v17i1.65653