A crítica de Marx ao "método econômico-metafísico" em Miséria da Filosofia (1847)
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v17i1.64474Palavras-chave:
Marx, Crítica à economia política, Método, Metafísica, CapitalismoResumo
O objetivo do texto é apresentar elementos da crítica de Marx ao “método econômico-metafísico” presentes no texto “Miséria da Filosofia”. O caráter metafísico da economia política está na apresentação da sociabilidade capitalista como uma dinâmica trans-histórica. Essa apresentação é resultado da própria dinâmica categorial da sociedade do capital. A economia política clássica dobra a lógica capitalista sobre a explicação do capital. Disso resulta que a metafísica da economia política é específica. É uma metafísica que resulta das especificidades do capital.
Downloads
Referências
MARX, K. Carta de Marx a P. V. Ánnenkov. In MARX, K. Miséria da filosofia. São Paulo: Boitempo, 2017a.
MARX, K. Miséria da filosofia. São Paulo: Boitempo, 2017b.
PROUDHON, P. Sistema das contradições econômicas, ou, Filosofia da Miséria. São Paulo: Ícone, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).