O referencial teórico norteador dos estudos sobre formação de professores na produção do conhecimento stricto sensu sobre o PIBID

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v17i1.64347

Palavras-chave:

PIBID Educação Física, Política Pública de Formação de Professores, Epistemolo, Pedagogia do Professor Reflexivo, Referencial Teórico.

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar parte de uma investigação cujos resultados demonstram a hegemonia da teoria de formação do professor reflexivo e epistemologia da prática no campo da produção do conhecimento sobre o Pibid nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação Física no Brasil, abrangendo os anos de 2009 a 2016, e os princípios pedagógicos do programa. Evidencia-se a necessidade de problematizar as análises alinhadas a referências liberais, especialmente nas políticas de formação de professores, que propõem soluções para o problema da educação formal dentro dos limites autorizados pelo liberalismo burguês.

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Biografia do Autor

Halisson Keliton Ramos dos Santos, Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (Goiás/Brasil)

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (Goiás/Brasil). Pesquisador do Corpo e Mente - Grupo de Pesquisa sobre Formação e Intervenção profissional em Educação Física. Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/2205295530597633  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9634-6553   E-mail:
halissonksantos@gmail.com  

Michele Silva Sacardo, Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Jataí (UFJ). Pesquisadora do Grupo de estudos e pesquisas Germinal (Sociedade, Cultura e Formação Humana). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3823041497150247  Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4193-3766  E-mail: michelesacardosilva@gmail.com

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Publicado

2025-05-31

Como Citar

Ramos dos Santos, H. K., & Silva Sacardo, M. (2025). O referencial teórico norteador dos estudos sobre formação de professores na produção do conhecimento stricto sensu sobre o PIBID. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 17(1), 135–158. https://doi.org/10.9771/gmed.v17i1.64347