“Vou aprender a ler para ensinar meus camaradas”: alfabetização e marxismo nas lutas contra o capital

Autores

  • Adriana de Fátima Franco
  • Hélio da Silva Messeder Neto Universidade Federal da Bahia http://orcid.org/0000-0002-6620-2989
  • Giselle Modé Magalhães Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v16i2.64103

Palavras-chave:

Alfabetização, Educação, Materialismo histórico-dialético

Resumo

É com alegria e satisfação que apresentamos este dossiê como um espaço de diálogo e reflexão sobre a função da alfabetização nas lutas contra o capital, uma temática necessária e ainda pouco expressiva dentro da grande área da educação e do marxismo. Já no título, trouxemos um excerto da música "Yáyá Massemba", escrita pelos compositores baianos Roberto Mendes e Capinan: "Vou aprender a ler para ensinar meus camaradas", que representa com muita força o conteúdo deste dossiê, uma vez que a educação que aqui defendemos tem mais do que uma dimensão individualizada; ela aponta para uma coletividade, em que aprendemos a construir juntos outro modo de produzir a vida em sociedade.

É preciso aprender a ler para ensinar nossos e nossas camaradas. E não estamos falando somente da decodificação das letras, palavras e frases, mas sim da leitura de mundo, que, em última instância, orienta concretamente nossas ações na realidade. Trazemos a alfabetização como ferramenta para a compreensão do real, para a apreensão do conhecimento de forma crítica e, consequentemente, como possibilidade de direcionar ações para a superação do capitalismo.

Ao apresentar este dossiê, explicitamos nosso posicionamento teórico-político de pensar a apropriação da leitura e da escrita a partir dos fundamentos do materialismo histórico-dialético. Isso significa a defesa, de forma indubitável, de que a alfabetização seja alicerçada pelo compromisso com a classe trabalhadora concreta

 

 

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Biografia do Autor

Adriana de Fátima Franco

Graduação em Psicologia pela UNESP/Bauru (1996), mestrado em Psicologia da Educação pela PUC-SP (2001), doutorado em Educação: Psicologia da Educação pela PUC/SP (2006) e Pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP_ Araraquara, sob a orientação da professora Ligia Marcia Martins). Atuou como professora da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino fundamental de 1993 a 1998. É professora do Departamento de Psicologia e Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7017488627828105. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2727-1367, E-mail: adriffranco@hotmail.com.

Hélio da Silva Messeder Neto, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestrado e doutorado pelo
programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da (PPGEFHC) - UFBA/UEFS.
Atualmente é professor Adjunto I da UFBA no departamento de química geral e inorgânica  sendo também professor permanente no (PPGEFHC) - UFBA/UEFS 
Tem experiência na área de Ensino de Ciências atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia
Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica no Ensino de Ciências

Giselle Modé Magalhães , Universidade Federal de São Carlos

Psicóloga, Doutora em Educação Escolar. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Concreta (GEPCO). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos. Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/2726281356078379 Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4045-7040 E-mail:  gisellemagalhaes@ufscar.br

Referências

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Publicado

2024-10-08

Como Citar

Franco, A. de F., da Silva Messeder Neto, H., & Magalhães , G. M. . (2024). “Vou aprender a ler para ensinar meus camaradas”: alfabetização e marxismo nas lutas contra o capital. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 16(2), 1–9. https://doi.org/10.9771/gmed.v16i2.64103