O silenciamento sobre a classe trabalhadora e os excluídos no currículo escolar em Petrópolis-RJ: a disciplina de História, Geografia e Turismo de Petrópolis (hgpt) e as memórias acerca da “Cidade Imperial”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v17i1.64074

Palavras-chave:

HGPT, HGTP, Maratona Petrópolis, Petrópolis-RJ, Currículo.

Resumo

A rede municipal de ensino de Petrópolis-RJ possui uma organização curricular que vem reforçando uma identidade elitista de “Cidade Imperial”, na qual se destaca a promoção da disciplina de conhecimentos locais, História, Geografia e Turismo de Petrópolis (HGPT), surgida em 1984 para subsidiar uma avaliação-concurso chamada “Maratona Petrópolis”. Este artigo busca demonstrar, a partir dos subsídios da Pedagogia Histórico-Crítica, o caráter de classe desse processo; ressaltando também, como contraponto potencial, as histórias eclipsadas sobre as lutas comunistas na cidade, o movimento operário local, a população negra, os povos indígenas, entre outros.

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Biografia do Autor

Diego Grossi, Universidade Estadual do Tocantins

Professor efetivo da Universidade Estadual do Tocantins e ex-professor concursado da rede pública municipal de Petrópolis-RJ. Doutor em Ciência Política (IESP-UERJ) e mestre em História (IESP-UERJ). Foi pesquisador voluntário e um dos fundadores da Comissão Municipal da Verdade de Petrópolis. Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/0221084151460662

Roberto Schiffler, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Educação (PPGE-UFRJ). Foi pesquisador da Comissão da Verdade de Petrópolis e atualmente é professor de Sociologia das redes pública e privada da cidade. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4867440753614805.

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Publicado

2025-05-31

Como Citar

Grossi, D., & Schiffler Neto, R. C. (2025). O silenciamento sobre a classe trabalhadora e os excluídos no currículo escolar em Petrópolis-RJ: a disciplina de História, Geografia e Turismo de Petrópolis (hgpt) e as memórias acerca da “Cidade Imperial”: . Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 17(1), 203–222. https://doi.org/10.9771/gmed.v17i1.64074