Espetáculo e "Financeirização"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v17i1.61719

Palavras-chave:

Guy Debord, Espetáculo, Sociedade do Espetáculo, Comentários sobre a Sociedade do Espetáculo, Financeirização

Resumo

Esse artigo discute a ausência do tema da chamada “financeirização” na obra de Guy Debord; em especial, seus A sociedade do espetáculo e Comentários sobre a sociedade do espetáculo. Estando os Comentários separados de seu antecessor por cerca de vinte anos e considerando serem estes justamente os anos que compõem o período em que comumente se costuma localizar o “ressurgimento” da financeirização, é curioso notar que Debord não faça qualquer menção a tal fenômeno – considerado no debate crítico dominante como central para o entendimento da dinâmica do capitalismo tardio –, tendo em vista que a obra que apresentara em fins dos anos 1980 traz não apenas a confirmação de suas teses anteriores, no essencial, mas novas conclusões com base na investigação das transformações que marcaram o período. O que explica isso? Há uma falha na teoria do espetáculo? Acreditamos que não. E é isso que buscamos explorar nas páginas que seguem.

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Biografia do Autor

Fabiano José Araújo dos Santos

Doutor em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5715804273811574   Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5162-4791   E-mail: fsantos.email@gmail.com 

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Publicado

2025-05-31

Como Citar

José Araújo dos Santos, F. (2025). Espetáculo e "Financeirização". Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 17(1), 288–307. https://doi.org/10.9771/gmed.v17i1.61719