Espetáculo e "Financeirização"
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v17i1.61719Palavras-chave:
Guy Debord, Espetáculo, Sociedade do Espetáculo, Comentários sobre a Sociedade do Espetáculo, FinanceirizaçãoResumo
Esse artigo discute a ausência do tema da chamada “financeirização” na obra de Guy Debord; em especial, seus A sociedade do espetáculo e Comentários sobre a sociedade do espetáculo. Estando os Comentários separados de seu antecessor por cerca de vinte anos e considerando serem estes justamente os anos que compõem o período em que comumente se costuma localizar o “ressurgimento” da financeirização, é curioso notar que Debord não faça qualquer menção a tal fenômeno – considerado no debate crítico dominante como central para o entendimento da dinâmica do capitalismo tardio –, tendo em vista que a obra que apresentara em fins dos anos 1980 traz não apenas a confirmação de suas teses anteriores, no essencial, mas novas conclusões com base na investigação das transformações que marcaram o período. O que explica isso? Há uma falha na teoria do espetáculo? Acreditamos que não. E é isso que buscamos explorar nas páginas que seguem.
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