A alfabetização em cursos de Pedagogia e a formação de professores para o capital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v16i2.61668

Palavras-chave:

Alfabetização, Ensino Superior., Formação de professores., Formação inicial, Pedagogia

Resumo

Este artigo é derivado de uma pesquisa em nível de Mestrado que objetiva compreender as diretrizes e prioridades para a alfabetização em 37 cursos de pedagogia de universidades federais cujos Projetos Pedagógicos dos Cursos se orientam pela Resolução CNE/CP nº 2/2015. Os resultados aqui postos em discussão indicam que a temática da alfabetização compreende cerca de 5% da carga horária total dos cursos e nota-se proximidade com as teorias cognitivistas e do letramento. Cotejados a outras pesquisas e políticas de formação de professores, sobretudo as de formação em serviço, os achados apontam para uma negligência dos arcabouços político e teórico na formação inicial.

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Biografia do Autor

Esther Salvador Clipes, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Educação e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Priscila Monteiro Chaves, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação (DLCE), vinculada à linha de pesquisa Educação e Linguagens (PPGE)do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel). Graduada em Letras Port-Fr pela mesma Universidade. Coordenadora do Coletivo Leituras Benjaminianas e integrante dos grupos Filosofia, Educação e Práxis Social (FePráxiS | Ufpel) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Educação e Linguagens (Nepefil | Ufes). 

 

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Publicado

2024-10-08

Como Citar

Salvador Clipes, E. ., & Chaves, P. M. (2024). A alfabetização em cursos de Pedagogia e a formação de professores para o capital . Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 16(2), 47–67. https://doi.org/10.9771/gmed.v16i2.61668