Alfabetização e pedagogia histórico-crítica: considerações teórico-metodológicas

Autores

  • Francisco José Carvalho Mazzeu Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) https://orcid.org/0000-0001-8738-5131
  • Janaína de Souza Silva Secretaria Municipal de Educação de Limeira/SP
  • Luciana Cristina Salvatti Coutinho Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) https://orcid.org/0000-0002-8682-0952

Palavras-chave:

Alfabetização, Linguagem escrita, Pedagogia Histórico-Crítica, Psicologia Histórico-Cultural, Sondagens

Resumo

O objetivo deste artigo é tecer apontamentos sobre a questão da alfabetização e as práticas alfabetizadoras, com foco na avaliação do desenvolvimento da escrita, a partir das contribuições da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural. Com base em pesquisas bibliográficas e em análise documental, tencionamos provocar reflexões acerca dos fundamentos da alfabetização e da linguagem escrita, considerando os pressupostos do materialismo histórico e dialético para, a partir desses fundamentos, buscar caminhos de superação dos limites da abordagem construtivista na análise das produções escritas elaboradas por crianças em processo de alfabetização. Com isso, esperamos contribuir para o avanço da pedagogia histórico-crítica nesse campo.

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Biografia do Autor

Janaína de Souza Silva, Secretaria Municipal de Educação de Limeira/SP

Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto Superior de Ciências Aplicadas (2005) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2016), é doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atuou como Professora Formadora nos Programas de Formação Docente: Ler e Escrever, PIC, PNAIC Infantil e Fundamental, Professora Formadora Estadual do Currículo Paulista (UNDIME). Exerceu a função de docência Universitária na Faculdade Anhanguera de Limeira nos cursos de Pedagogia e Psicologia bem como a função de orientadora pedagógica na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) na condição de bolsista. Desenvolveu atividades de apoio à docência no Programa de Estágio Docente - PED na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) nos anos de 2020, 2021 e 2022. Atualmente exerce a função de Professora Formadora da Educação Infantil e das séries iniciais do ensino fundamental no município de Limeira com enfoque à questão da Alfabetização e dedicação exclusiva às temáticas: psicologia histórico cultural, desenvolvimento humano, apropriação da linguagem escrita pela criança, formação do psiquismo na criança e o trabalho com a leitura e compreensão leitora na instituição escolar.

Luciana Cristina Salvatti Coutinho, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (PPGE/Unicamp). Professora do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, campus Sorocaba (PPGEd-So), Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR - GT UFSCar-So.

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Publicado

2024-10-08

Como Citar

Mazzeu, F. J. C., Silva, J. de S., & Coutinho, L. C. S. . (2024). Alfabetização e pedagogia histórico-crítica: considerações teórico-metodológicas: . Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 16(2), 111–137. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/61662