Alfabetização e pedagogia histórico-crítica: considerações teórico-metodológicas
Palavras-chave:
Alfabetização, Linguagem escrita, Pedagogia Histórico-Crítica, Psicologia Histórico-Cultural, SondagensResumo
O objetivo deste artigo é tecer apontamentos sobre a questão da alfabetização e as práticas alfabetizadoras, com foco na avaliação do desenvolvimento da escrita, a partir das contribuições da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural. Com base em pesquisas bibliográficas e em análise documental, tencionamos provocar reflexões acerca dos fundamentos da alfabetização e da linguagem escrita, considerando os pressupostos do materialismo histórico e dialético para, a partir desses fundamentos, buscar caminhos de superação dos limites da abordagem construtivista na análise das produções escritas elaboradas por crianças em processo de alfabetização. Com isso, esperamos contribuir para o avanço da pedagogia histórico-crítica nesse campo.
Downloads
Referências
AZENHA, M. G. Imagens e letras: Ferreiro e Luria, duas teorias psicogenéticas. São Paulo: Ática, 1995.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2021.
BELINTANE, Claudemir. Abordagem da oralidade e da escrita na escola a partir da tessitura interdisciplinar entre a psicanálise e a lingüística. In: Psicanalise, Educação e Transmissão 6, 2006, São Paulo. Anais online. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100002&lng=en&nrm=abn>. Acesso em: 17 maio 2019.
BRANCA ALVES DE LIMA. Cartilha Caminho Suave: alfabetização pela imagem. 133. ed. São Paulo: Editora Caminho Suave, 2019.
BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Pró-Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental - Alfabetização e linguagem. ed. rev. e ampl. incluindo SAEB/Prova Brasil matriz de referência. Brasília, DF: Ministério da Educação. 2008.
BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais (1a a 4a Séries). Brasília, DF: Ministério da Educação, 1997. v. 1
CAPOVILLA, F. C.; CAPOVILLA, A. G. S. Alfabetização: método fônico. 4. ed. rev. e ampl., São Paulo: Memnon, 2007.
CARRARO, P. R.; ANDRADE, A. dos S. Concepções docentes sobre o construtivismo e sua implantação na rede estadual de ensino fundamental. Psicologia Escolar e Educacional, v. 13, n. 2, p. 261–268, 2009.
COELHO, I. T.; MAZZEU, F. J. C. Notas introdutórias para um método Histórico-Crítico de alfabetização. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, n. n.esp.4, p. 2576–2593, 2016.
DANGIÓ, M. C. S.; MARTINS, L. M. A alfabetização sob o enfoque histórico-crítico: contribuições didáticas. Campinas: Autores associados, 2018.
DAVYDOV, V. V. Problemas do ensino desenvolvimental. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, v. 1, n. 3, p. 637-877, 23 out. 2017.
DUARTE, E. C. M. A alfabetização como ingresso no mundo da cultura escrita: contribuições de Antonio Gramsci para os estudos sobre alfabetização na perspectiva da pedagogia histórico-crítica. Tese (Doutorado em Educação Escolar), Faculdade de Ciências e Letras. Unesp/Araraquara. 2022.
ELKONIN, D. Psicologia do jogo. São Paulo: Martins Fontes, 2019.
FERREIRO, E. Luria e o desenvolvimento da escrita na criança. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 88, p. 72–77, 1994.
FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Editora Cortez, 1989.
FRANCIOLI, F. S.; PEREIRA, J. J. B. J. A linguagem escrita e o desenvolvimento intelectual da criança em idade escolar: reflexões à luz da Teoria Histórico Cultural. Educação em Análise, Londrina, v. 5, n. 2, p. 370–388, 2020.
FRANCO, A. F. MARTINS, L. M. Palavra escrita, vida registrada em letras: a alfabetização para além da Política Nacional de Alfabetização (PNA). Goiânia, GO: Editora Phillos Academy, 2021.
FRANCO, A. F.; MARTINS, L. M. O gesto é a escrita no ar: representação ideativa de palavra e apropriação da escrita em Vigotski. Contrapontos, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. 121-137, 2020.
GERALDI, J. W. A produção dos diferentes letramentos. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, [s. l.], v. 9, n. 2, p. 25–39, 2014.
GERALDI, J. W. Alfabetização e letramento: perguntas de um alfabetizado que lê. In: ZACCUR, E. (Org.). Alfabetização e letramento. O que muda quando muda o nome? Rio de Janeiro: Rovelle, 2011, p.13-32.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere I: Introdução ao Estudo. A Filosofia de Benedetto Croce. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.
KOSÍK, Karel. Dialética do concreto. Tradução de Célia Neves e Alderico Toríbio. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976. (Coleção Rumos da cultura moderna, v. 26)
LEFEBVRE, H. A linguagem e a sociedade. Lisboa: Ulisseia, 1966.
LEONTIEV, A. (1903-1979). Atividade. Consciência. Personalidade. Tradução Priscila Marques. 1ª edição. Editora Mireveja, 2021.
LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. 1ª edição. São Paulo: Editora Moraes Ltda, 1959.
LURIA, A. R. Fundamentos de neuropsicologia. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1981.
LURIA, A. R. O Desenvolvimento da Escrita na Criança. In: VYGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Icone, p. 143-189, 2005.
LURIA, A. R. Pensamento e Linguagem: as últimas conferências. Editora: Artmed, 1987.
MARSIGLIA, A. C. G.; DUARTE, N. Concepção pedagógica oficial construtivista na rede estadual de ensino paulista. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 2, n. 2, p. 148–162, 2010.
MARSIGLIA, A. C. G.; SAVIANI, D. Prática pedagógica alfabetizadora à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Psicologia em Estudo, v. 22, n. 1, p. 3-13, 28 mar. 2017.
MARTINS, L. M.; CARVALHO, B.; DANGIÓ, M. C. S. O processo de alfabetização: da pré-história da escrita a escrita simbólica. Psicologia Escolar e Educacional, v. 22, p. 337–346, 2018.
MARTINS, L. M.; MARSIGLIA, A. C. G. As perspectivas construtivista e histórico-crítica sobre o desenvolvimento da escrita. Campinas, SP: Autores Associados, 2015.
MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2007.
MAZZEU, F. J. C.; FRANCIOLI, F. A. D. S. Os conteúdos da alfabetização: elementos para um debate curricular. Revista Espaço do Currículo, v. 2, n. 11, p. 219–233, 2018.
MORAIS, A. G. de. Análise crítica da PNA (Política Nacional de Alfabetização) imposta pelo MEC através de decreto em 2019. Revista Brasileira de Alfabetização, n. 10, p. 66–75, 2019.
MORTATTI, M. D. R. Métodos de alfabetização no Brasil: uma história concisa. Marília, SP: Editora UNESP, 2019a. Disponível em: https://books.scielo.org/id/fqrmr. Acesso em: 29 maio 2024.
MORTATTI, M. do R. L. A “querela dos métodos” de alfabetização no Brasil: contribuições para metodizar o debate. Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa (USP), v. III, p. 91–114, 2008.
MORTATTI, M. do R. L. Alfabetização no Brasil: uma história de sua história. Marília, SP: Faculdade de Filosofia e Ciências, 2011. Disponível em: https://ebooks.marilia.unesp.br/index.php/lab_editorial/catalog/book/26. Acesso em: 29 maio 2024.
MORTATTI, M. do R. L. Construtivismo x interacionismo linguístico. In: Diálogos apócrifos: sobre educação, ensino de língua e literatura. São Paulo: Editora Unesp, 2016a. p. 75–83.
MORTATTI, M. do R. L. Órfãos do construtivismo. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, n. n.esp.4, p. 2267–2286, 2016b.
MORTATTI, M. do R. L. Os sentidos da alfabetização: São Paulo/1876-1994. 1 ed. São Paulo, SP: Editora Unesp, 2002.
MORTATTI, M. do R. L. Formação de professores como processo discursivo: cenas de uma peça didática. Revista Brasileira de Alfabetização, n. 9, 2019b. Disponível em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/333. Acesso em: 29 maio 2024.
PIAGET, J. Psicologia e Pedagogia: a resposta do grande psicólogo aos problemas do ensino. 10. ed. Rio de Janeiro: Florense-Universitária, 2010.
ROSSI-LANDI, Ferruccio. A linguagem como trabalho e como mercado: uma teoria da produção e da alienação linguísticas. Tradução de Aurora Fornoni Bernardini. São Paulo : DIFEL, 1985.
SAVIANI, D. A Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Ed. 11. Ver. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
SAVIANI, D. Escola e democracia. 3. ed. São Paulo: Cortez/Autores associados, 1984.
SCHAFF, A. Introdução à semântica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968. (Coleção Perspectivas do homem).
SCHAFF, A. Linguagem e conhecimento. Lisboa: Livraria Almedina, 1974. (Colecção Almedina).
SILVA, C. L. D. Concepção histórico-cultural do cérebro na obra de Vigotski. 2012. Doutorado em Educação - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22062012-140612/. Acesso em: 30 maio 2024.
SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. São Paulo: Cortez Editora, 2021.
SOARES, M. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.
SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n. 25, p. 5–17, 2004.
TRÂN, D.-T. Estudos sobre a origem da consciência e da linguagem. Lisboa: Ed. Estampa, 1974.
VIGOTSKI, L.S. (1896-1934). Sete aulas de L. S. Vigotski sobre fundamentos da pedologia. Organização e Tradução Zoia Prestes, Elizabeth Tunes; tradução Cláudia da Costa Guimarães Santana – 1 ed. – Rio de Janeiro; E- Pepers, 2018.
VIGOTSKI, Psicologia, Educação e Desenvolvimento: escritos de L. S. Vigotski. Organização e tradução: Zoia Prestes e Elizabeth Tunes. 1ª Edição Expressão Popular. São Paulo, 2021.
VOLÓCHINOV, Valentin (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. Ensaio introdutório de Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2017, 373p.
VYGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Icone, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Germinal: marxismo e educação em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).