A organização do ensino da linguagem escrita: o meio como base e horizonte de transformação

Autores

  • Graziela Regina dos Santos Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0009-0006-7538-8152
  • Sandra Luciana Dalmagro Departamento de Estudos Especializados em EducaçãoCentro de Ciências da EducaçãoUniversidade Federal de Santa catarina/UFSC https://orcid.org/0000-0001-9639-7070

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v16i2.61660

Palavras-chave:

organização do ensino, linguagem escrita, brincadeira, Desenvolvimento humano, família

Resumo

O artigo tem por foco o ensino da escrita como linguagem, a partir dos fundamentos da Teoria Histórico Cultural. Nesta teoria, o processo de ensino da linguagem escrita precisa se enraizar nas experiências da criança, ao mesmo tempo em que as transforma. Relatamos uma experiência de ensino com crianças do 3º ano da Educação Fundamental, na qual a THC e a experiência Cubana de alfabetização serviram de suporte. A organização do ensino da língua escrita é abordada em sua relação com o meio em que a criança se encontra, e, em particular a família, a qual também precisa ser educada. A pesquisa realizada indica que esta forma de organização do ensino promove a aprendizagem da linguagem escrita de forma mais consolidada, a educação integral dos estudantes e aproxima a família da escola, num processo em que a relação entre a escola e o meio alcança novos patamares.        

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Biografia do Autor

Graziela Regina dos Santos, Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós graduação em educação pela Universidade Federal de Santa Catarina/PPGE-UFSC. Professora dos Anos Iniciais no Ensino Fundamental na Rede Municipal de Florianópolis. Núcleo de Estudos Sobre as Transformações do Mundo do Trabalho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1617630968658640. Email: graziela.regina@prof.pmf.sc.gov.br. Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/4957823736477857. Orcid:https://orcid.org/0000-0001-9537-7246.  

Sandra Luciana Dalmagro, Departamento de Estudos Especializados em EducaçãoCentro de Ciências da EducaçãoUniversidade Federal de Santa catarina/UFSC

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professora do Centro de Ciências da Educação – CED/UFSC e do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC. Núcleo de Estudos Sobre as Transformações do Mundo do Trabalho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1617630968658640. Email:
sandra.dalmagro21@gmail.com. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9400207409329063. Orcid:
https://orcid.org/0000-0001-9639-7070.

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Publicado

2024-10-08

Como Citar

Santos, G. R. dos, & Dalmagro, S. L. (2024). A organização do ensino da linguagem escrita: o meio como base e horizonte de transformação. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 16(2), 89–110. https://doi.org/10.9771/gmed.v16i2.61660