Aportes da psicologia histórico-cultural à teoria e prática da alfabetização: das proposições de Vigotski às pesquisas sobre a Atividade de Estudo
Palavras-chave:
Linguagem escrita, Psicologia Histórico-Cultural, Pedagogia histórico-crítica, Atividade de estudoResumo
Neste ensaio teórico, sintetizamos proposições de autores da psicologia histórico-cultural que configuram aportes à teoria e prática da alfabetização em uma perspectiva histórico-crítica, englobando contribuições de Vigotski, Elkonin, Davidov e Repkin. Abordamos as relações entre linguagem oral e escrita, os mecanismos psíquicos envolvidos na tomada de consciência da linguagem oral e as conexões entre alfabetização e Atividade de Estudo. A tomada de consciência sobre a estrutura sonora da palavra com base em ações mentais de análise fonêmica e a ideia de estudo teórico da língua são apresentadas neste estudo como importantes pilares do processo de alfabetização.
Downloads
Referências
BRASLAVSKY, B. Escola e alfabetização: uma perspectiva didática. São Paulo: Editora UNESP, 1993.
DANGIÓ, M. S.; MARTINS, L. M. A alfabetização sob o enfoque histórico-crítico contribuições didáticas. Campinas: Autores associados, 2018.
DANGIÓ, M. S.; MARTINS, L. M. A concepção histórico-cultural de alfabetização. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 7, n. 1, p. 210-220, jun. 2015.
DAVIDOV, V. La enseñanza escolar y el desarrollo psiquico. Moscú: Progresso, 1988.
DAVIDOV, V. V. Desenvolvimento psíquico da criança. In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C., G. C..; AMORIM, P. (org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin – livro I. Uberlândia: Editora CRV / EDUFU, 2019. p. 175-190.
DAVIDOV. V. V.; LOMPSHER, J.; MÁRKOVA, A. K. Introdução à obra Formação da atividade de estudo nos alunos. In: PUENTES, R. V.; LONGAREZI, A. M.; DE MARCO, Fabiana F. Teoria da atividade de estudo contribuições do grupo de Berlim. Bauru: Mireveja Editora, 2022. p. 205 - 211.
DAVIDOV, V. V; MÁRKOVA, A. K. O conceito de atividade de estudo dos estudantes. In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. (org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin – livro I. Uberlândia: Editora CRV / EDUFU, 2019. p. 191-214.
DAVYDOV, V. V. *Problemas do ensino desenvolvimenta*l: a experiência da pesquisa teórica e experimental na psicologia. Tradução de José Carlos Libâneo e Raquel A. M. da Madeira Freitas. Goiânia: Pontifícia Universidade Católica de Goiás, [s.d.].
DUSAVITSKI. A. K. Teoria da Aprendizagem Desenvolvimental (TAD) e V. V. Repkin: experiência de estudo biográfico. Obutchénie: R. de Didat. e Psic. Pedag., Uberlândia, v. 7, n. 1, p. XX-XX, jan./abr. 2023.
ELKONIN, D. B. Questões psicológicas relativas à formação da Atividade de Estudo. In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. (org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin – livro I. Uberlândia: Editora CRV / EDUFU, 2019. p. 141-144.
ELKONIN, D. B. The psychology of mastering the elements of reading. In: SIMON, B., SIMON, J. (eds.) Educational Psychology in the U.R.S.S.. London: Routledge & Kegan Paul, 1963.
ELKONIN, D. B. Psicologia do jogo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
ELKONIN, D. B. Sobre el problema de la periodización del desarrollo psíquico en la infancia. En V. Davidov. & M. Shuare. (Orgs.) La psicologia evolutiva y pedagógica en la URSS. URSS: Progresso, 1987.
FRANCO, A. F.; MENDONÇA, F. W. A apropriação da linguagem escrita: contribuições da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. In: GALVÃO, A. G.; JÚNIOR, C. L. S.; COSTA, L. Q.; LAVOURA, T. N. (org.) Pedagogia histórico-crítica 40 anos de luta por escola e democracia. Campinas: Autores associados, 2021. p. 7-32.
LAZARETTI, L. M. D. B. Elkonin: vida e obra de um autor da psicologia histórico-cultural. São Paulo: Editora UNESP, 2011.
LEONTIEV, A. N. Os princípios psicológicos da brincadeira pré-escolar. In: L. S. VIGOTSKII, A. R. LURIA & A. N. LEONTIEV. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 9ª ed. São Paulo: Ícone, 2001.
LEONTIEV, A. N. Actividad, conciencia y personalidad. México: Cartago, 1984.
MARTINS, L. M.; MARSIGLIA, A. C. G. M. As perspectivas construtivista e histórico-crítica sobre o desenvolvimento da escrita. Campinas: Autores associados, 2015.
MAZZEU, F. J. C.; FRANCIOLLI, F. A. S. Os conteúdos da alfabetização: elementos para um debate curricular. Rev. Espaço do Currículo (online), João Pessoa, v.11, n.2, p. 219-233, mai./ago. 2018.
REPKIN, V. V. A formação da atividade de estudo como um problema psicológico. In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. (org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin – livro I. Uberlândia: Editora CRV / EDUFU, 2019a. p. 343 - 352.
REPKIN, V. V. Formação da atividade de estudo nos estudantes. In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. (org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin – livro I. Uberlândia: Editora CRV / EDUFU, 2019b. p. 353 - 363.
REPKIN, V. V. Aprendizagem desenvolvimental e atividade de estudo. In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. (org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin – livro I. Uberlândia: Editora CRV / EDUFU, 2019c. p. 364 - 460.
REPKIN, V. V. et al. Condições de domínio das formas autônomas da atividade de estudo na escola. In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. (org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin – livro I. Uberlândia: Editora CRV / EDUFU, 2019d. p. 331 - 342.
SACCOMANI, M. C. A importância da educação pré-escolar para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita: contribuições à luz da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural. 2018. Tese (Doutorado em Educação Escolar) ‒ Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, 2018.
SAVIANI, D. Antecedentes, origem e desenvolvimento da pedagogia histórico-crítica. In: MARSIGLIA, A. C. G. (org.). Pedagogia histórico-crítica: 30 anos. Campinas: Autores Associados, 2015. p. 197-225.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2013
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas – Tomo III. Madrid: Visor, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Germinal: marxismo e educação em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).