Aportes da psicologia histórico-cultural à teoria e prática da alfabetização: das proposições de Vigotski às pesquisas sobre a Atividade de Estudo

Autores

Palavras-chave:

Linguagem escrita, Psicologia Histórico-Cultural, Pedagogia histórico-crítica, Atividade de estudo

Resumo

Neste ensaio teórico, sintetizamos proposições de autores da psicologia histórico-cultural que configuram aportes à teoria e prática da alfabetização em uma perspectiva histórico-crítica, englobando contribuições de Vigotski, Elkonin, Davidov e Repkin. Abordamos as relações entre linguagem oral e escrita, os mecanismos psíquicos envolvidos na tomada de consciência da linguagem oral e as conexões entre alfabetização e Atividade de Estudo. A tomada de consciência sobre a estrutura sonora da palavra com base em ações mentais de análise fonêmica e a ideia de estudo teórico da língua são apresentadas neste estudo como importantes pilares do processo de alfabetização.

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Biografia do Autor

Raquel Elisabete de Oliveira , Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Doutora em Educação pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus Araraquara. Diretora de escola na rede municipal de ensino de Jundiaí. Pesquisadora do Grupo de estudos marxistas em educação (UNESP). Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5647218587352829. Orcid:https://orcid.org/0000-0002-8964-8086. E-mail: raquel.elisabete@unesp.br.

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Publicado

2024-10-08

Como Citar

Oliveira , R. E. de, & Pasqualini, J. C. . (2024). Aportes da psicologia histórico-cultural à teoria e prática da alfabetização: das proposições de Vigotski às pesquisas sobre a Atividade de Estudo. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 16(2), 155–178. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/61654