A categoria totalidade como fundamento para a educação ambiental crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v17i1.60847

Palavras-chave:

Ambiente, Crise Socioambiental

Resumo

Esse artigo defende a categoria totalidade do Materialismo Histórico-Dialético como fundamento para a Educação Ambiental (EA) Crítica. Configura-se como um recorte de uma pesquisa teórica e discorre, primeiramente, sobre como o debate socioambiental e a EA assumiram uma compreensão simplista sobre o ambiente, para na sequência, propor a apreensão do ambiente como uma categoria social, pressuposto para subsidiar a defesa feita sobre a totalidade se constituir como fundamento estruturante da EA. Conclui-se que a totalidade é o princípio epistemológico e metodológico que permite apreender um fenômeno ambiental de forma concreta, sendo uma contribuição necessária para o fortalecimento da EA Crítica.

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Biografia do Autor

Carolina Borghi Mendes, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - Bauru/SP). Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Letras - UNESP Câmpus de Araraquara. Líder do Grupo de Pesquisas Marxistas em Educação em Ciências Naturais e Sociais (CNPq/FCLAr) e integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental (GPEA - UNESP/Bauru) e do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação para a Ciência (LEPEC - UENP/CJ). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7356177557659038. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6963-0121. E-mail: cb.mendes@unesp.br

Jorge Sobral da Silva Maia, Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) - Campus Jacarezinho

Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - Bauru/SP) com estágio de Pós-doutorado junto ao Instituto de Biociências da UNESP em Botucatu/SP. Pró-Reitor de Pesquisa e Pós Graduação, Professor Associado dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Ciências Humanas na Universidade Estadual do Norte do Paraná. Também é Professor do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciências da UNESP. Líder do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação para a Ciência (UENP) e coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental (UNESP-Bauru/SP). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9841385363737957. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4066-738X. E-mail: sobralmaia@uenp.edu.br.

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Publicado

2025-05-31

Como Citar

Borghi Mendes, C., & Sobral da Silva Maia, J. (2025). A categoria totalidade como fundamento para a educação ambiental crítica. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 17(1), 34–50. https://doi.org/10.9771/gmed.v17i1.60847