Trabalho, educação e políticas curriculares para a alfabetização: questões históricas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v16i2.59697

Palavras-chave:

Educação, Políticas curriculares, Trabalho, Alfabetização, Formação humana

Resumo

O artigo objetiva analisar as diretrizes políticas e seus determinantes para a alfabetização presentes nos documentos curriculares. As mediações analíticas desta investigação consideram que os documentos de políticas educacionais são produzidos por influência das metamorfoses do mundo do trabalho. Em termos metodológicos, priorizamos a pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica, amparada nos pressupostos da Ciência da História. Os resultados revelaram que a educação se encontra imbuída ao modo de organização do trabalho, seja reproduzindo discursos dos documentos das políticas curriculares para a adaptação dos sujeitos à sociedade vigente, seja para formar sujeitos emancipados.

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Biografia do Autor

Lucilene Amarante, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Professora da Educação Básica pública de Sarandi/PR. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação - GEPEFI/CNPq (UEM). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0410126034773895. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7994-4164. E-mail: professoralucileneamarante@gmail.com.

Paula Gonçalves Felício, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Professora da Educação Básica privada de Maringá/PR. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação - GEPEFI/CNPq (UEM). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3817553997833678. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5946-9802. E-mail: paulag_f@icloud.com.

Jani Alves da Silva Moreira, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora Associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação - GEPEFI/CNPq (UEM). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8162047783765424. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3008-0887. E-mail: jasmoreira@uem.br.

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Publicado

2024-10-08

Como Citar

Amarante, L., Gonçalves Felício, P., & Alves da Silva Moreira, J. (2024). Trabalho, educação e políticas curriculares para a alfabetização: questões históricas. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 16(2), 28–46. https://doi.org/10.9771/gmed.v16i2.59697