Currículo de História e disputa de poder: as narrativas sobre a ditadura pós-1964 em duas coleções didáticas

Autores

  • Ana Lima Kallás Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v16i1.59307

Palavras-chave:

Ditadura pós-1964, Ensino de História, Memória, Coleções didáticas

Resumo

O artigo trata da constituição do conhecimento histórico escolar acerca do passado ditatorial pós-1964 em duas coleções de livros didáticos que surgiram nos anos 1980 e 2010, respectivamente, “História da Sociedade Brasileira” de Alencar, Ramalho e Ribeiro e “História” de Vainfas, Faria, Ferreira e Santos. Considerando a especificidade do conhecimento histórico escolar e suas relações com o conhecimento acadêmico, com a memória e com a história pública, atentaremos aqui para a centralidade do livro didático (LD) na constituição do saber escolar e na sedimentação de memórias acerca de nosso passado recente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lima Kallás, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)

Doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Historiadora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9095679317698241. Orcid: https://orcid.org/0009-0006-4680-6597. E-mail: analimakallas@gmail.com

Referências

ARAÚJO, Maria Celina d’; CASTRO, Celso; SOARES, Gláucio Ary Dillon. Visões do golpe: a memória militar sobre 1964. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.

BÁRCENA, Fernando. Pedagogía de la memoria y transmisión del mundo. Notas para uma reflexión. In: CUESTA FÉRNANDEZ, Raimundo. (Coord.). El lugar de la memoria en la educación. Com-ciencia social, Espanha, n.15, p.109-118, 2011.

BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo, Cortez, 2018.

BITTENCOURT, Circe. Em foco: história, produção e memória do livro didático. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.3, p.471-473, 2004.

BITTENCOURT, Circe. Produção didática de história: trajetórias de pesquisas. Revista de História, São Paulo, n.164, p.487-516, 2011.

CHOPPIN, Alain. História dos Livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, n.3, v.30, p.549-566, 2004.

DREIFUSS, René Armand. 1964: a conquista do Estado. Ação política, poder e golpe de classe Petrópolis - RJ: Vozes, 1981.

FERREIRA, Jorge. O trabalhismo radical e o colapso da democracia no Brasil. In: Seminário 40 anos do Golpe de 1964 (2004: Niterói e Rio de Janeiro) 1964-2004: 40 anos do golpe: ditadura militar e resistência no Brasil – Rio de Janeiro: 7 Letras, 2004.

FERREIRA, Jorge & GOMES, Ângela. 1964. O golpe que derrubou um presidente, pôs fim ao regime democrático e instituiu a ditadura no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014 (Ebook). Apresentação de Marly Motta, s/p.

FIGUEIREDO, Argelina Cheibub. Estrutura e escolhas: era o golpe de 1964 inevitável? In: Seminário 40 anos do Golpe de 1964 (2004: Niterói e Rio de Janeiro) 1964-2004: 40 anos do golpe: ditadura militar e resistência no Brasil – Rio de Janeiro: 7 Letras, 2004.

GORENDER, Jacob. Combate nas trevas: a esquerda brasileira. São Paulo: Ática, 1987.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. v.1. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

HOBSBAWM, Eric. Sobre história. Trad. Cid Knipel Moreira. São Paulo: Companhia das Letras, 2013 (Coleção Companhia de Bolso).

IANNI, Octávio. O colapso do populismo no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.

JELIN, Elizabeth. Los trabajos de la memoria. Madrid; Buenos Aires: Siglo Veintiuno, 2002.

MIRANDA, Sonia Regina. O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD. Revista Brasileira de História. São Paulo, n.48, v.24, p.123-144, 2004.

MOTTA, Rodrigo Patto Sá. Em guarda contra o "perigo vermelho": o anticomunismo no Brasil (1917-1964). 2000. Orientador: Suely Robles Reis de Queiroz. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, 2000.

O’DONNELL, Guillermo. Reflexões sobre os Estados Burocrático-Autoritários. São Paulo: Vértice/ Editora dos Tribunais, 1987.

POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, n.3, v.2, p.3-15, 1989.

REIS FILHO, Daniel Aarão. Ditadura Militar, esquerdas e sociedade. (Ebook) Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

REIS FILHO, Daniel Aarão. Ditadura e sociedade: as reconstruções da memória. In: Seminário 40 anos do Golpe de 1964. (2004: Niterói e Rio de Janeiro) 1964-2004: 40 anos do golpe: ditadura militar e resistência no Brasil – Rio de Janeiro: 7 Letras, 2004.

RIDENTI, Marcelo. Resistência e mistificação da resistência armada contra a ditadura: armadilhas para os pesquisadores. In: Seminário 40 anos do Golpe de 1964. (2004: Niterói e Rio de Janeiro) 1964-2004: 40 anos do golpe: ditadura militar e resistência no Brasil – Rio de Janeiro: 7 Letras, 2004.

ROSAS, Fernando. Seis teses sobre memória e hegemonia, ou o retorno da política. Germinal: Marxismo e educação em debate. Londrina, v.1, n.1, p.84-87, jun. 2009.

ROSAS, Fernando. História, (des) memória e hegemonia. In: LOPES, Helena Trindade; TRINDADE, Luís; LOUÇÃ, Francisco; ROSAS, Fernando (Org.). História e Memória – “Última lição” de Fernando Rosas (Cerimônia de jubilação de Fernando Rosas). Lisboa: Autores e edições tinta-da-china, p.41-81, 2016.

SADER, Eder. Quando Novos Personagens Entraram em Cena: experiências e lutas dos trabalhadores da Grande São Paulo (1970-80). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

TOLEDO, Caio Navarro (Org.). 1964. Visões críticas do golpe. Democracia e reforma no populismo. Campinas, SP: editora Unicamp, 1997.

TOLEDO, Caio Navarro de. 1964: a democracia golpeada. In: Seminário 40 anos do Golpe de 1964. (2004: Niterói e Rio de Janeiro) 1964-2004: 40 anos do golpe: ditadura militar e resistência no Brasil – Rio de Janeiro: 7 Letras, 2004.

Livros Didáticos:

ALENCAR, Francisco; CARPI, Lucia; RIBEIRO, Marcus Venício. História da sociedade brasileira. 3ª ed. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1985.

ALENCAR, Chico; CARPI, Lucia; RIBEIRO, Marcus Venício. História da sociedade brasileira. 14ª ed. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1996.

VAINFAS, Ronaldo; FARIA, Sheila de Castro; FERREIRA, Jorge; SANTOS, Georgina dos. História. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

VAINFAS, Ronaldo; FARIA, Sheila de Castro; FERREIRA, Jorge; SANTOS, Georgina dos. História. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

VAINFAS, Ronaldo; FARIA, Sheila de Castro; FERREIRA, Jorge; SANTOS, Georgina dos. História. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

Downloads

Publicado

2024-05-30

Como Citar

Lima Kallás, A. (2024). Currículo de História e disputa de poder: as narrativas sobre a ditadura pós-1964 em duas coleções didáticas. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 16(1), 469–492. https://doi.org/10.9771/gmed.v16i1.59307