A tradição marxista, as organizações de esquerda e o movimento LGBTQIA+: polêmicas históricas e tensões contemporâneas

Autores

  • James Green Brown University

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v15i3.58622

Palavras-chave:

Tradição marxista, Movimento LGBTQIA , Esquerda

Resumo

James N. Green é, hoje, um grande brasilianista. Prestes a aposentar-se de uma carreira admirada como docente e pesquisador da renomada Universidade de Brown, pertencente ao seleto grupo da Ivy League (as oito universidades mais tradicionais dos EUA), o historiador tem uma longa trajetória de colaboração com o Brasil. Nas últimas décadas, ele viveu por anos em nosso país, engajou-se politicamente em organizações revolucionárias e do movimento LGBTQIA+ brasileiros, dedicou-se à produção de livros e artigos sobre história da ditadura e sobre questões de gênero e sexualidade. Sua tese de doutorado, publicada aqui sob o título Além do Carnaval: a homossexualidade masculina no Brasil do século XX (Editora Unesp), é um dos trabalhos acadêmicos pioneiros no campo. Nesta entrevista, James retoma sua trajetória de ativismo e de produção intelectual nos EUA e no Brasil, traçando uma análise profunda sobre os desafios postos ao cruzamento entre os marxismos e as lutas por liberdade sexual de gênero, com um olhar acurado e crítico às experiências passadas do século XX, bem como anunciando suas apostas e perspectivas para a luta anticapitalista no século XXI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

James Green, Brown University

Professor de História da América Latina na Brown University. Doutorou-se em 1996 na Universidade da Califórnia (Ucla) com uma tese sobre a história da América Latina, com especialização no Brasil, país no qual morou por muitos anos. Escreveu diversos livros autorais, alguns deles traduzidos para o português, tais como Além do carnaval (Ed. Unesp, 3. ed., 2022) e Revolucionário e gay: a extraordinária vida de Herbert Daniel (Ed. Civilização Brasileira, 2018), e organizou coletâneas em parcerias como Ditadura e homossexualidades: repressão, resistência e a busca da verdade (Ed. UFscar, 2018) e História do Movimento LGBT no Brasil (Ed. Alameda, 2018). E-mail: James_Green@brown.edu.

Referências

GREEN, J. Revolucionário e gay: a extraordinária vida de Herbert Danie. Civilização Brasileira, 2018.

GREEN, J.; QUINALHA, R. (Org.) Ditadura e homossexualidades: repressão, resistência e a busca da verdade. Ed. UFscar, 2018.

GREEN, J.; QUINALHA, R.; CAETANO, M.; FERNANDES, M. (Org.)História do Movimento LGBT no Brasil (Ed. Alameda, 2018).

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

Green, J. (2023). A tradição marxista, as organizações de esquerda e o movimento LGBTQIA+: polêmicas históricas e tensões contemporâneas. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 15(3), 16–25. https://doi.org/10.9771/gmed.v15i3.58622