A tradição marxista, as organizações de esquerda e o movimento LGBTQIA+: polêmicas históricas e tensões contemporâneas
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v15i3.58622Palavras-chave:
Tradição marxista, Movimento LGBTQIA , EsquerdaResumo
James N. Green é, hoje, um grande brasilianista. Prestes a aposentar-se de uma carreira admirada como docente e pesquisador da renomada Universidade de Brown, pertencente ao seleto grupo da Ivy League (as oito universidades mais tradicionais dos EUA), o historiador tem uma longa trajetória de colaboração com o Brasil. Nas últimas décadas, ele viveu por anos em nosso país, engajou-se politicamente em organizações revolucionárias e do movimento LGBTQIA+ brasileiros, dedicou-se à produção de livros e artigos sobre história da ditadura e sobre questões de gênero e sexualidade. Sua tese de doutorado, publicada aqui sob o título Além do Carnaval: a homossexualidade masculina no Brasil do século XX (Editora Unesp), é um dos trabalhos acadêmicos pioneiros no campo. Nesta entrevista, James retoma sua trajetória de ativismo e de produção intelectual nos EUA e no Brasil, traçando uma análise profunda sobre os desafios postos ao cruzamento entre os marxismos e as lutas por liberdade sexual de gênero, com um olhar acurado e crítico às experiências passadas do século XX, bem como anunciando suas apostas e perspectivas para a luta anticapitalista no século XXI.
Downloads
Referências
GREEN, J. Revolucionário e gay: a extraordinária vida de Herbert Danie. Civilização Brasileira, 2018.
GREEN, J.; QUINALHA, R. (Org.) Ditadura e homossexualidades: repressão, resistência e a busca da verdade. Ed. UFscar, 2018.
GREEN, J.; QUINALHA, R.; CAETANO, M.; FERNANDES, M. (Org.)História do Movimento LGBT no Brasil (Ed. Alameda, 2018).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).