A reorganização do partido
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v16i1.58542Palavras-chave:
Vladimir Lenin, Marxismo, Revolução russa de 1905, Teoria da curvatura da varaResumo
A presente tradução é composta por três escritos de Lenin publicados separadamente em três volumes do jornal Novaya Zhizn (Vida Nova) em novembro de 1905. Este foi o primeiro artigo que Lenin escreveu para o periódico quando voltou do exílio, no início de novembro de 1905. Serviu de base para a resolução “Reorganização do Partido”, aprovada na Conferência do POSDR em Tampere (Finlândia), em dezembro de 1905. Inéditos em português, os textos apresentam as proposições de Lenin frente às novas condições de organização adquiridas no decorrer da Revolução Russa de 1905, como a liberdade de associação e de imprensa. Nesse novo contexto, os esforços de Lenin centram-se em reorganizar o Partido e suas instâncias para redirecionar a atuação revolucionária frente às novas “liberdades democráticas” permitidas pelo tsarismo. Se nos anos de clandestinidade os intelectuais do Partido tinham “teorizado”, Lenin propunha naquele momento “curvar o arco” para a prática.
Downloads
Referências
LENIN, V.I. Sobre la reorganizacion del Partido. In: LENIN, V. I. Obras Completas, tomo 12. Moscú: Editorial Progreso, 1982, p. 83-94 .
LENIN, V.I. The reorganization of the Party. In: LENIN, V. I. Collected works, volume 10. Moscow: Progress Publishers, 1978, p. 29-39.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).