O racismo como arma de produção de hegemonia capitalista couraçada de coerção e a objetividade esmagadora do lugar de negro
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v15i3.58025Palavras-chave:
Racismo, Aquilombamento negro, Lugar de negroResumo
O presente artigo pretende abordar o racismo como arma de coerção e consenso no capitalismo. Considerando a contribuição de Clóvis Moura, quando afirma que o racismo é arma ideológica de dominação, e analisando a dinâmica do Estado ampliado (sociedade política e sociedade civil) nesta sociedade de classes, concluímos que o racismo, mais que arma ideológica de dominação é arma de produção de hegemonia capitalista, couraçada de coerção. A luta e resistência histórica do povo negro é apresentada neste trabalho como um movimento permanente de aquilombamento que vai do escravismo ao capitalismo dependente no Brasil, se mostrando atual e trazendo contribuições importantes para o avanço das lutas do conjunto da classe trabalhadora.
Downloads
Referências
COSTA, E.V. Da monarquia à República: momentos decisivos. 9.ed. São Paulo: UNESP, 2010.
COUTINHO, C. N. Intervenções: o marxismo na batalha das ideias · Carlos Nelson Coutinho. São Paulo: Cortez, 2006.
FANON, F. Pele Negra, Máscaras Bancas. Salvador: EDUFBA, 2008.
GONZALEZ, L. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos RIOS, F; LIMA.M.1ª edição. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
GONZALES, L e HASENBALG, C. Lugar de negro. RJ: Editora Marco Zero Ltda, 1982.
GORENDER, J. O escravismo colonial. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2010.
IANNI, O. Origens Agrárias do Estado Brasileiro. SP: Brasiliense, 1984.
LOSURDO, Domenico. Contra-História do Liberalismo. São Paulo: Ideias & Letras, 2006.
MARTINS, J.S. O cativeiro da terra. São Paulo: Editora Contexto, 2010
MATTOS, M. Escravizados e livres: experiências comuns na formação da classe trabalhadora carioca. RJ: Bom Texto, 2008.
MOURA, C. Dialética Radical do Brasil Negro. 3 ed. SP: Anita Garibaldi, 2020.
MOURA, C Sociologia do Negro Brasileiro. 2 ed. SP: Perspectiva, 2019.
MOURA, Clóvis. O negro: de bom escravo a mau cidadão? São Paulo: Dandara, 2021.
RIOS, F; LIMA, M. Introdução. In: Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos RIOS, F; LIMA.M.1ª edição. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).