Considerações sobre classe, raça e gênero para uma compreensão concreta da adolescência no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v16i2.57936

Palavras-chave:

Adolescência, Psicologia Histórico-Cultural, Desenvolvimento humano, Psicologia Concreta, Singular-particular-universal

Resumo

Fundamentando-se na Psicologia Histórico-Cultural buscamos contribuir para uma compreensão concreta da adolescência no contexto brasileiro. Abordamos a dimensão universal da adolescência enquanto possibilidade no processo de desenvolvimento do gênero humano. Discutimos algumas de suas particularidades de classe, raça e gênero como determinadas pelo modo de produção capitalista. Ponderamos sobre como estas contribuem para os processos de desagregação e resistência no desenvolvimento dos adolescentes singulares. Concluímos que uma compreensão concreta da adolescência demanda sua análise a partir da dialética singular-particular-universal.

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Biografia do Autor

Angelina Pandita Pereira, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutora e Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Professora adjunta na Universidade Federal da Bahia (Ufba). Professora de Psicologia e Psicóloga pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Bauru). Formação básica pela escola pública. Membro do Grupo de Estudos em Psicologia Concreta. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4174-7894. E-mail: pandita.pereira@gmail.com.

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Publicado

2024-10-08

Como Citar

Pereira, A. P. (2024). Considerações sobre classe, raça e gênero para uma compreensão concreta da adolescência no Brasil. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 16(2), 379–402. https://doi.org/10.9771/gmed.v16i2.57936