A Santa Joana dos Matadouros como crítica do modo de representação capitalista: da crítica da alienação religiosa à crítica da economia política

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v15i3.57124

Palavras-chave:

Crítica materialista, Teatro dialético, Literatura alemã

Resumo

Este artigo é uma leitura da peça A Santa Joana dos Matadouros, de Bertolt Brecht, como um ponto culminante de um processo de experimentação teatral que transitou dos dilemas da representabilidade do capitalismo para a tentativa de forjar meios representacionais apropriados à representação do capital.

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Biografia do Autor

Lindberg Campos, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Letras (USP). Em 2014, foi pesquisador visitante no Departamento de Literatura do King's College London e, em 2018, no Institute for Critical Theory da Duke University com bolsa CNPq. Atualmente realiza pós-doutorado na FFLCH/USP sobre história e transição em Bertolt Brecht e Toni Morrison. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8873528701658787. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0087-0295. E-mail: yaoiii@gmail.com.

 

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Campos, L. (2023). A Santa Joana dos Matadouros como crítica do modo de representação capitalista: da crítica da alienação religiosa à crítica da economia política. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 15(3), 379–406. https://doi.org/10.9771/gmed.v15i3.57124