Opressões de gênero e territórios de fronteira no cinema latino-americano contemporâneo realizado entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v15i3.57003

Palavras-chave:

Cinema latino-americano, Opressões de gênero no cinema, Cinema e fronteiras

Resumo

Este artigo se propõe a entender o cinema como produto social que nos convoca à reflexão sobre as opressões de gênero em nosso continente, a partir das dinâmicas sociais impostas por territórios de fronteiras entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Analisamos um conjunto de filmes sobre histórias de mulheres que se deslocam entre estas fronteiras desvelando contradições impostas pela sociabilidade capitalista. Filmes como Mulher do Pai, Guarani, Pela Janela e Pasajeras contribuem para debatermos as contradições do sistema capitalista-opressor e a manifestação destas opressões nas relações territoriais e intergeracionais, sendo a arte um espaço privilegiado para a reverberação desta realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francieli Rebelatto, Universidade Federal de Integração Latino-Americana (Unila)

Doutora em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora do Curso de cinema e audiovisual da Universidade Federal de Integração Latino-Americana (Unila). Grupo de Pesquisa Cinematografia, Expressão e Pensamento - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/607408. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7293392895460265. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6213-9196. E-mail: francieli.rebelatto@gmail.com.

Referências

ANZALDÚA, Gloria. Borderlands/Lafrontera:thenewmestiza. 4 ed. San Francisco: Aunte Lute Books, 2012.

A.G. Falando em línguas: uma carta para as mulheres escritoras do Tereciro Mundo. Trad. Édina de Marco. Estudos Feministas, v. 8, n. 1, p. 229-236, 2000.

A. G; MORAGA, Cherríe (Ed). This Bridge called my back: writings on radical women of color. New York: Kitchen Table: Women of olor Press, 1983.

BADIOU, Alain. O Cinema como experimentação filosófica. In: YOEL, Gerardo (org). Pensar o Cinema. São Paulo: Imagem, Ética e Filosofia, 2015.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica. In Magia e Técnica, Arte e Política. Ensaios Sobre Literatura e História da Cultura - Volume 1. Série Obras Escolhidas. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012

DIAS BRANCO, Sérgio. O Trabalho das imagens, estudos sobre cinema e marxismo. Ed. Lisboa: Página a Página, 2020

GUIZARDI, Menara. Las Mujeres y las regiones fronterizas latinoamericanas. Movilidades, violências y agencias. Nueva Sociedad, n. 289, septiembre-octubre de 2020, ISSN: 0251-3552. Disponível em: . Acesso realizado em: 03 jan. 2021.

IGLESIAS-PIETRO, Norma. Trascendiendo límites: La frontera México-Estados Unidos en el cine. In: FORUM FOR INTER-AMERICAN RESEARCH (FIAR). Cine y Frontera. Vol. 32, nov. 2010. ISSN: 1867-1519. Disponível em: Acesso realizado em: 01 set. 2023.

MARX, Karl; ENGELS, Friederich. A idelologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

MARK, K. O Capital: crítica da economia política. O processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2011.

MULVEY, Laura. Afterthoughts on “Visual PLeasure and Narrative Cinema”. Inspired by King Vidor’s Duel in the Sun (1946). Feminist Film Theory: a Reader. Edited by Sue Thornham, NYU Press, 1999, p. 122-130.

MURDOCK, Maureen. The heroine's journey. Boulder: Shambhala, 1990.

SCHNEIDER, Élen Cristiane. A violência das múltiplas jornadas de trabalho atribuídas às mulheres. In: TONATTO, Regiane Cristina; OLIVEIRA, Renata de Peixoto (orgs). Por elas e por nossas lutas: igualdade e justiça nos debates de gênero e diversidade nas sociedades contemporâneas. Foz do Iguaçu: Adunila, 2020.

TEDESCO, Marina Cavalcanti; SENNA, Thais Carvalho (orgs). Cinema soviético de mulheres. Nau Editora, Rio de Janeiro, 2021.

TEDESCO, M.C. Mulheres, projeto não realizado de Esfir Chub. In: TEDESCO, Marina Cavalcanti; SENNA, Thais Carvalho (org.). Cinema soviético de mulheres. Nau Editora: Rio de Janeiro, 2021.

VAZQUEZ, Ana Carolina Brandão. A revolução será feminista ou não será’: o legado marxista para a emancipação das mulheres. In: TEDESCO, Marina; SENNA, Thais Carvalho (org.) Cinema Soviético de Mulheres. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2021.

VEIGA, Ana Maria. Teoria e crítica feminista: do contracinema ao filme acontecimento. In: Holanda, Karla (org.) Mulheres de Cinema. Rio de Janeiro: Numa, 2019.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

Rebelatto, F. (2023). Opressões de gênero e territórios de fronteira no cinema latino-americano contemporâneo realizado entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 15(3), 240–264. https://doi.org/10.9771/gmed.v15i3.57003