Educação domiciliar brasileira: desvendando a narrativa 'salvadora' no discurso legislativo brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v17i1.56910

Palavras-chave:

Educação Domiciliar, homeschooling, (neo)conservadorismo, fundamentalismo, escola

Resumo

Este artigo analisa o discurso (neo)conservador e fundamentalista das justificativas dos Projetos Legislativos (PL) na Câmara dos Deputados em relação à temática da regulamentação da Educação Domiciliar brasileira. Propõe compreender como a educação brasileira vem atendendo a agenda (neo)conservadora frente ao novo bloco histórico do poder e a um Congresso e Senado mais conservador. Para o presente estudo destaca-se que a Educação Domiciliar no discurso dos parlamentares é entendida como “salvadora” dos bons costumes, da moral e dos problemas falaciosos que parte da sociedade atribui à escola.

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Biografia do Autor

Lucas Montes Werneck de Freitas, Colégio Pedro II (CP II)

Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ). Professor Substituto do Colégio Pedro II (RJ). Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa Juventudes, Trabalho, Educação e Políticas Públicas (JUVENTE) http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/790692. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3720321151332641. Orcid: https://orcid.org/0009-0000-3524-3924 E-mail: lucasmwf@hotmail.com.

 

Carlos Soares Barbosa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ). Professor Adjunto da Faculdade
de Educação da UERJ-Maracanã, Departamento de Estudos da Educação Inclusiva e Continuada. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Juventudes, Trabalho, Educação e Políticas Públicas (JUVENTE) http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/790692. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2894699059794517. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-
4519-5174. E-mail: profcarlossoares@gmail.com.

 

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Publicado

2025-05-31

Como Citar

Montes Werneck de Freitas, L., & Soares Barbosa, C. (2025). Educação domiciliar brasileira: desvendando a narrativa ’salvadora’ no discurso legislativo brasileiro. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 17(1), 180–202. https://doi.org/10.9771/gmed.v17i1.56910