Gênero e ciências da natureza: o feminismo marxista e a história de Irène Joliot-Curie
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v15i3.56887Palavras-chave:
Feminismo marxista, Ciências da Natureza, Mulher na Ciência, História da Ciência, Irène Joliot-CurieResumo
Este trabalho buscou traçar historicamente a relação entre marxismo e gênero, com foco na questão da mulher na ciência. Para isso buscamos as principais autoras feministas marxistas, obras do marxismo clássico relacionadas à mulher e autoras contemporâneas brasileiras. Por meio delas sistematizamos algumas tendências do feminismo marxista ao explorar os fatores que influenciam a posição da mulher na sociedade. Por fim, a partir de quatro teses que articulam o marxismo à história de mulheres cientistas, analisamos alguns aspectos da história de Irène Joliot-Curie visando conexões entre gênero e marxismo, situando-a como mulher e cientista em seu contexto histórico e social de produção de conhecimento.
Downloads
Referências
ARMAND, Inessa Fiódorovna. O partido comunista e a mulher trabalhadora. In: SCHNEIDER, Graziela. (org.). A revolução das mulheres – Emancipação Feminina na Rússia Soviética. 1. ed. Boitempo, 2017, p. 223-244.
ARRUZZA, Cinzia. As relações perigosas entre classe e gênero. In: ARRUZZA, Cinzia. Ligações perigosas – casamentos e divórcios entre marxismo e feminismo. São Paulo: Usina Editorial, 2019, p. 85-122.
BLACKETT, Patrick Maynard Stuart. Jean Frédéric Joliot. 1900-1958. Biographical Memoirs of Fellows of the Royal Society, The Royal Society Publishing, v. 6, p. 86-105, 1960. DOI: https://doi.org/10.1098/rsbm.1960.0026.
CABRAL, Carla. Os Estudos Feministas da Ciência e da Tecnologia no Brasil: Reflexões sobre Estilos e Coletivos de Pensamento. Revista Ártemis, v. XX, p. 76-91, ago-dez 2015. DOI: 10.15668/1807-8214/artemis.v20n2p76-91
CABRAL, Larissa; LIMA, Bruno; MASSI, Luciana. História da radioatividade em livros didáticos com complementações de aspectos sociais, políticos e de gênero da vida de Irène Joliot-Curie. Amazônia – Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 19, n. 42, p. 255-269, ago. 2023.
CISNE, Mirla. Marxismo: uma teoria indispensável à luta feminista. In: Colóquio Marx e Engels, 4., Anais [...], 2005, Campinas.
CHIARI, Nathaly Desirrê Andreoli; BATISTA, Irinéa de Lourdes. Pesquisas na área de Educação Científica a respeito de questões de Gênero no Brasil. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 10., Anais [...], 2015, Águas de Lindóia.
CORRÊA, Ana Elisa Cruz; ANDRADE, Ana Carolina Marra de. Qual o papel do trabalho doméstico feminino no modo de produção capitalista? Uma análise comparativa das interpretações de Silvia Federici e Roswitha Scholz. Germinal: marxismo e educação em debate, v. 12, n. 1, p. 51-62, 2020. DOI: 10.9771/gmed.v12i1.36647.
CHADWICK, James. Mme. Irène Joliot-Curie. Nature, v. 177, n. 4517, p. 964-965, maio 1956.
CROSSFIELD, E. Tina. Irène Joliot-Curie: Following in Her Mother’s Footsteps. In: RAYNER-CANHAM, Marelene F.; RAYNER-CANHAM, Geoffrey. W. A Devotion their Science: Pioneer Women of Radioactivity. Québec: Chemical Heritage Foundation, 1997, p. 97-123.
DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.
ENGELS, Friedrich. A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado. 1. ed., Boitempo, 2019.
FARIAS, Robson Fernandes de. As mulheres e o Prêmio Nobel de Química. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 14, p. 28-30, 2001.
FEDERICI, Silvia. Caliban and the Witch. Women, the Body and Primitive Accumulation. Brooklyn: Autonomedia, 2004
FEDERICI, Silvia. Notas sobre gênero em O capital de Marx. Cadernos Cemarx, n. 10, 2017, p. 83-111.
FERGUSON, Susan. Feminismo interseccional e da reprodução social: rumo a uma ontologia integrativa. Cadernos Cemarx, n. 10, 2017, p. 13-38.
GELBART, Nina Rattner. Adjusting the Lens: Locating Early Modern Women of Science. Early Modern Women: An Interdisciplinary Journal, vol. 11, n. 1, p. 116-127, 2016.
GILMER Penny Jane. Irène Joliot-Curie, a Nobel Laureate in Artificial Radioactivity. In: CHIU, Mei-Hung; GILMER, Penny Jane; TREAGUST, David. Celebrating the 100th Anniversary of Madame Marie Sklodowska Curie’s Nobel Prize in Chemistry. Sense Publishers, 2011, p. 41-58.
HENDGES, Ana Paula Butzen; SANTOS, Rosemar Ayres dos. Obstáculos epistemológicos em livros didáticos de Física: o gênero na Ciência-Tecnologia. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 39, n. 2, p. 584-611, ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e85678
KRÚPSKAIA, Nadiéjda Konstantínovna. Guerra e maternidade. Apenas no país dos sovietes a mulher é livre e tem direitos iguais. In: SCHNEIDER, Graziela (org.). A revolução das mulheres – Emancipação Feminina na Rússia Soviética. 1 ed. Boitempo, 2017, p. 85-130.
KOLLONTAI, Aleksandra Mikháilovna. Relações entre sexos e a luta de classes. In: SCHNEIDER, Graziela. (org.). A revolução das mulheres – Emancipação Feminina na Rússia Soviética. 1 ed. Boitempo, 2017, p. 147-222.
LETA, Jacqueline. As mulheres na ciência brasileira: crescimento, contrastes e um perfil de sucesso. Estudos Avançados, v. 17, n. 49, p. 271-284, 2003.
LIMA, Betina Stefanello; COSTA, Maria Conceição da. Gênero, ciências e tecnologias: caminhos percorridos e novos desafios. Cadernos Pagu, n. 48, ago. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/18094449201600480005.
LIMA, Larissa Cabral. Trajetória pessoal e científica de Irène Joliot-Curie pautada em aspectos sociais, políticos e de gênero. 2022. Monografia (Licenciatura em Química) Instituto de Química – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, 2022.
LIMA, Larissa Cabral; MASSI, Luciana. Trajetória pessoal e científica de Irène Joliot-Curie pautada em aspectos de gênero. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 14., Anais [...], 2023, Caldas Novas.
MELO, Andréa Silene A. F. Operação “Pente Fino”: um levantamento das publicações sobre gênero, sexualidade e corpo nos ENPEC. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 11., Anais [...], 2017, Florianópolis.
MORAES, Lívia de Cássia Godoi. Relação entre universal, particular e singular em análises feministas marxistas: por uma ontologia integrativa. Plural – Revista de Ciências Sociais, v. 28, n. 2, p. 132-158, 2021. DOI: 10.11606/issn.2176-8099.pcso.2021.184118.
MORAES, Maria Lygia Quartim de. Marxismo e Feminismo: afinidades e diferenças. Critica Marxista, Campinas, v. 11, p. 89-97, 2000.
PEREIRA, Zilene Moreira; MONTEIRO, Simone. Gênero e sexualidade no ensino de ciências no Brasil: análise da produção científica recente. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 9., 2013, Águas de Lindoia.
SAFFIOTI, Heleieth Iara Bongiovani. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. Petrópolis: Vozes, 1976.
SANTANA, Carolina Queiroz; ANDRADE, Ingrid Silva de; SANTOS, Victor Ferreira Dias. Gênero e Marxismo: contribuições para a história da ciência. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 12, n. 1, p. 204-214, abr. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v12i1.38081.
SANTOS, Letícia Maria dos; SOUZA, Dianne Cassiano de; MASSI, Luciana; AGOSTINI, Gabriela. Abordagens teóricas nas pesquisas sobre gênero em educação em ciências: em busca da especificidade da área. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 12., 2019, Natal.
SCHNEIDER, Graziela. (Org.) A revolução das mulheres – Emancipação Feminina na Rússia Soviética. 1. ed. Boitempo, 276 p., 2017.
WILLIAMS, Robin; EDGE, David. The Social Shaping of Technology. Research Policy, v. 25, p. 865-899, 1996. DOI: https://doi.org/10.1016/0048-7333(96)00885-2.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).