Privatização, castigo e política de bonificação educacional: uma análise marxista

Autores

  • William de Farias Barros Universidade Federal do Amazonas (Ufam) https://orcid.org/0000-0003-4658-8519
  • Arminda Rachel Botelho Universidade Federal do Amazonas (Ufam)

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v16i2.56412

Palavras-chave:

Propriedade privada, Política de bonificação, Castigo

Resumo

O presente trabalho analisa como ocorre o processo de privatização do ensino público no Brasil. Como objetivo geral analisaremos a privatização da educação ancorada em três elementos, a privatização, a política de bonificação e os castigos educacionais. Os objetivos específicos são: Compreender como ocorre o processo de privatização escolar a partir da política de bonificação; Investigar as ideologias presentes na política de bonificação; O artigo está divido em três seções, a primeira visa explorar o processo de construção da propriedade privada; o segundo compreender como as políticas de bonificação favorecem a privatização do ensino; o terceiro expor os castigos educacionais. A epistemologia deste artigo é baseada no materialismo histórico dialético.

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Biografia do Autor

William de Farias Barros, Universidade Federal do Amazonas (Ufam)

Mestrando em educação na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Graduado em Pedagogia (Ufam). Pesquisador do Grupo Gênero Trabalho e Educação (UFAM). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3257736419647600. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4658-8519. E-mail: williamdefariasufam@gmail.com.

Arminda Rachel Botelho, Universidade Federal do Amazonas (Ufam)

Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora titular da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Exerceu a função de Pró-Reitora de Assuntos Comunitários. Foi diretora da Faculdade de Educação (2006 a 2014). Foi Presidente da Associação de Professores do Estado do Amazonas e da Associação dos Servidores da Universidade do Amazonas. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação/Faced/Ufam nos períodos de 2005-2007 e 2014 a 2018. Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/3864748731992379. Orcid: http://orcid.org/0000/0002-1940-9477. E-mail: arminda.mourao@ufam.edu.br.

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Publicado

2024-10-08

Como Citar

de Farias Barros, W., & Mourão, A. R. B. . (2024). Privatização, castigo e política de bonificação educacional: uma análise marxista. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 16(2), 308–320. https://doi.org/10.9771/gmed.v16i2.56412