Privatização, castigo e política de bonificação educacional: uma análise marxista
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v16i2.56412Palavras-chave:
Propriedade privada, Política de bonificação, CastigoResumo
O presente trabalho analisa como ocorre o processo de privatização do ensino público no Brasil. Como objetivo geral analisaremos a privatização da educação ancorada em três elementos, a privatização, a política de bonificação e os castigos educacionais. Os objetivos específicos são: Compreender como ocorre o processo de privatização escolar a partir da política de bonificação; Investigar as ideologias presentes na política de bonificação; O artigo está divido em três seções, a primeira visa explorar o processo de construção da propriedade privada; o segundo compreender como as políticas de bonificação favorecem a privatização do ensino; o terceiro expor os castigos educacionais. A epistemologia deste artigo é baseada no materialismo histórico dialético.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Caroline Silva et al. Desempenho e recompensa: as políticas das secretarias estaduais de educação. 2014.
ENGELS, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do Estado: em conexão com as pesquisas de Lewis H. Morgan. Trad. Nélio Schneider. [1884]. 1. Ed. São Paulo: Boitempo, 2015. (Marx-Engels)
FREITAS, Luiz Carlos de. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educação & Sociedade, v. 33, p. 379-404, 2012.
MARCASSA, Luciana, Friedrich Engels. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. Revista de Educação, v. 9, n. 9, 2006.
MARX, KARL. Revelação do mistério do direito. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A sagrada família ou a crítica da crítica crítica: contra Bruno Bauer e consortes. Trad. E Notaas Marcelo Backes. São Paulo: Boitempo, 2011.
MARX, karl. O capital: crítica da economia política: Livro I. Tradução de Reginaldo Sant’Anna. 33ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política: Livro I: o processo de produção do capital. [1867]. Trad. Rubens Enderle. São Paulo : Boitempo, 2013.
MARX, Karl. Os despossuídos: debates sobre a lei referente ao furto de madeira. [1842]. Trad. Nélio Schnneider. São Paulo: Boitempo, 2010. (Col. Marx-Engels). (2010)
MARX, Karl. Sobre a questão judaica: inclui as cartas de Marx a Ruge publicadas nos Anais Franco-Alemães. [1843]. Trad. Nélio Schneider e Wanda Caldeira Brant. São Paulo : Boitempo, 2010. (Col. Marx-Engels). (2010)
MOURÃO, Arminda Rachel Botelho. A fábrica como espaço educativo / Arminda Rachel Botelho Mourão. – São Paulo : Scortecci, 2006.
NASCIMENTO, Lisa Camila do. Qualidade total e política de bonificação: uma análise da política educacional implantada pela secretaria de estado de educação e qualidade do ensino (Seduc) no município de Manaus. Orientadora: Arminda Rachel Botelho Mourão. 2014. Dissertação (mestrado em educação) – Universidade Federal do Amazonas, Amazonas, 2014.
NETTO, José Paulo. O que é Marxismo. 4ª edição, 1985 editora Brasiliense, SP.
PINA, Leonardo Docena. Empresários e responsabilização educacional: ensaio sobre a atuação de novos intelectuais coletivos. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 6, n. 1, p. 88-97, 2014.
DA SILVA, Andréia Ferreira. Políticas de accountability na educação básica brasileira: um estudo do pagamento de docentes por desempenho. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação-Periódico científico editado pela ANPAE, v. 32, n. 2, p. 509-526, 2016.
SILVA, Josemar Farias da et al. A política de gestão, responsabilização e testagem na rede estadual de ensino do Amazonas: a imposição à lógica de mercado. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Germinal: marxismo e educação em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).