Revolução na América Latina nos anos 1980: estratégia e táticas
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v15i2.56264Palavras-chave:
Revolução, América Latina, Socialismo, Teoria Marxista da Dependência, Ruy Mauro MariniResumo
O artigo em questão traduz do inglês para o português uma transcrição de fala de Ruy Mauro Marini durante uma conferência em Ontario Institute for Studies in Education. Trata-se de uma exposição sobre o processo revolucionário na América Latina e algumas perspectivas a respeito que Ruy Mauro Marini nos trouxe em sua época, contrapondo reformismo e revolução. Marini também traz perspectivas sobre os movimentos sociais presentes nos anos 1980, com destaque para os processos revolucionários na América Central. Ao fim, o sociólogo mineiro responde algumas perguntas da plateia sobre o futuro do socialismo latino-americano.
Downloads
Referências
MARINI, Ruy Mauro. Revolution In Latin America During The 80's: Strategy And Tactics. In: GILBERT, Jorge (editor). SOCIAL MOVEMENT, SOCIAL CHANGE: THE RE-MAKING OF LATIN AMERICA. Two Thirds Editions, 1982. Páginas 91-110.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).