Educação superior no Brasil (2013-2021): austericídio, neoconservadorismo e filiação sindical

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v15i2.55171

Palavras-chave:

Educação superior, Sindicalização

Resumo

O artigo analisa o trabalho na educação superior brasileira, particularmente, no que tange às dificuldades que se impuseram à organização dos trabalhadores. Seu desenvolvimento teve por base uma investigação de caráter exploratório, que contemplou pesquisa bibliográfica, levantamentos sistemáticos na imprensa, análise documental de problemáticas convergentes e consulta de dados agregados, adotando, uma perspectiva de investigação quali-quantitativa. O texto compõe-se de três partes: inicia com uma breve apresentação da educação superior no país, a partir de 2013; expõe, em seguida, as principais dificuldades que os sindicatos têm enfrentado; para, ao final, sinalizar algumas alternativas à baixa densidade, atualmente presentes no universo sindical.

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Biografia do Autor

Deise Mancebo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

Doutora em Educação (História e Filosofia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (1995) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). É professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Atualmente desenvolve suas principais atividades no Programa de Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ), do qual foi fundadora e membro da coordenação de 2006 a 2012. Participa da Rede Universitas/Br, desde sua criação e é sua coordenadora desde 2016. É membro da coordenação colegiada da Rede Aste. É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Trabalho na educação superior. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2927772536168456. Orcid: http://orcid.org/0000-0001-8312-4495. E-mail: deise.mancebo@gmail.com.

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Publicado

2023-10-29

Como Citar

Mancebo, D. (2023). Educação superior no Brasil (2013-2021): austericídio, neoconservadorismo e filiação sindical . Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 15(2), 227–239. https://doi.org/10.9771/gmed.v15i2.55171